☰
✕

Polícia indicia PM que bateu e xingou alagoana de "macaca desgraçada"

Publicado em 28/09/2021, às 15h51
Reprodução -

O Globo

A Polícia Civil de Santa Catarina decidiu indiciar o policial militar da reserva Hélio Martins, de 57 anos, por proferir palavras racistas e ameaçar a ex-mulher em São Ludgero, a cerca de 180 km da capital Florianópolis. O inquérito foi concluído nesta terça-feira e será encaminhado ao Ministério Público.

LEIA TAMBÉM

O caso passou a ser investigado na semana retrasada após viralizar nas redes um vídeo em que o policial admite ser racista e ameaça a bater na então companheira, com quem tinha um relacionamento recente. Na gravação, ele diz que não suporta negro e chama a mulher de "macaca do c...".

Alagoana

A vítima de 26 anos é de Alagoas e estava há cerca de duas semanas no município catarinense, onde passou a morar com o policial. Ela relatou às autoridades que Martins demonstrava um comprotamento agressivo nos dias que antecederam à gravação. A mulher disse que decidiu filmar os ataques pois naquele data o então companheiro estava "muito violento" e já havia batido nela, com tapas e chinelada.

Quatro crimes cometidos

Em seu depoimento, a vítima contou que, após a briga, o casal se separou. Sem condições financeiras para retornar a seu estado, ela estava morando de favor na casa de uma pessoa conhecida.

Segundo a polícia, a mulher solicitou medidas protetivas contra o agressor, que foram deferidas pela Justiça. Após análise dos fatos, o delegado Éder Matte indiciou o policial pelos crimes de racismo, injúria racial, vias de fato e ameaça.

No vídeo, Martins afirma que o filho da companheira é "um maldito de um negro desgraçado, que é pirracento" ao ser questionado pela mulher sobre o motivo pelo qual tem tanto ódio de "moreno". O policial prossegue:

— Porque eu tenho ódio, porque eu sou racista, porque eu não suporto negro. Eu tenho amigo negro, mas amigo decente, não essa negrada do c..., que é marrento que nem tu — responde.

Diante do tom agressivo, a mulher pede para que ele não bata nela. De imediato, o policial militar retruca, pegando um chinelo na mão:

— Quer ver? Fala de novo. Fala de novo, sua macaca do c... Demônio, desgraçada.

Na ocasião, a PM-SC confirmou que o homem que aparece nas imagens era um sargento da corporação que está na reserva desde março de 2016. O órgão afirmou que o caso foi encaminhado à Corregedoria-Geral para apuração. Em nota, disse ainda que repudia "todo e qualquer tipo de violência contra a mulher ou vulnerável, bem como qualquer tipo de racismo".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após alerta do FBI, Polícia Federal prende em Fortaleza homem investigado por estupro de vulnerável Renato Cariani nega relação com tráfico de drogas após pedido de condenação do Ministério Público Polícia de SP investiga venda de dados de mortos a funerárias Onde comprar e quanto custa o "vestido que pula" que viralizou nas redes