Polícia prende suspeito de ataque que matou nove em Berlim

Publicado em 19/12/2016, às 22h20

Redação

Um caminhão avançou sobre um mercado de Natal no centro de Berlim, deixando pelo menos nove pessoas mortas e dezenas de feridos, segundo a Polícia de Berlim.

LEIA TAMBÉM

O suspeito de dirigir o caminhão foi preso e outro homem, que seria o copiloto do veículo, foi encontrado morto, de acordo com as autoridades.

A polícia suspeita de um ataque deliberado. Um vídeo da cena mostra barracas sendo derrubadas e pessoas machucadas no chão.

O mercado fica em Breitscheidplatz, na avenida Kurfüstendamm - a principal avenida comercial do oeste da cidade.

Um repórter do jornal Berliner Morgenpost afirmou que a cena no local era "horrível". Ambulâncias cercam o local e a polícia pediu que as pessoas fiquem em casa e evitem ir até o local do mercado

O porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert afirmou, pelo Twitter, que ela está em contato com o ministro do Interior e com o prefeito de Berlim.

"Estamos de luto pelos mortos e esperamos que os feridos consigam ajuda", escreveu.

O presidente alemão, Joachim Gauck, afirmou em um comunicado que é uma "noite terrível para Berlim e para o nosso país".

Ataque?

O mercado de Natal ficava situado diante da igreja memorial Kaiser Wilhelm, que foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial e mantida em ruínas.

"Estamos investigando se foi um ataque terrorista, mas não sabemos ainda o que estava por trás disso", disse um porta-voz da polícia à agência de notícias AFP.

O jornal Berliner Zeitung diz que a polícia determinou um ponto de encontro para familiares das vítimas no local.

Imagens do caminhão mostram que ele foi registrado na Polônia. A imprensa polonesa diz que o veículo teria sido roubado nesta segunda-feira.

Aparentemente, a empresa de frete polonesa que usa o caminhão não conseguiu entrar em contato com o motorista original, que também é polonês, desde as 16h, no horário local.

O incidente evocou lembranças do ataque de caminhão durante as comemorações do Dia da Bastilha em Nice, na França, no último mês de julho, quando 86 pessoas foram mortas.

O ataque foi reivindicado pelo grupo autodenominado "Estado Islâmico".

Uma série de ataques menores realizados por militantes alarmaram o país no início do ano.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos