Policial descobre 'porta secreta' que escondia 183 armas em São Paulo; investigação aponta ligação com Comando Vermelho

Publicado em 22/08/2025, às 08h49
Policial descobriu uma porta secreta aberta por um botão em baio de uma mesa acionado com chavev digital - Foto: Polícia Civil/Divulgação

g1

Uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público, em conjunto com a Polícia Militar de Piracicaba, apreendeu 183 armas nesta quarta-feira (20) em Americana (SP). Entre elas, estavam 20 fuzis. As investigações apontam relação com o Comando Vermelho.

LEIA TAMBÉM

O material foi encontrado em uma loja no bairro Santa Sofia, que já havia sido alvo de outra ação em maio, desencadeada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, na qual mais de 570 armas foram apreendidas.

Nesta segunda fase, a polícia descobriu um bunker secreto usado para armazenar parte do arsenal em uma loja em Americana.

Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão: dois em Americana, um em Paulínia e outro em Atibaia. Ninguém foi preso nesta etapa.

O bunker - Segundo o major Michel Berber, o espaço só foi identificado graças à experiência de um policial. O bunker era acionado por um dispositivo eletrônico escondido sob uma mesa, que destravava a porta por meio de uma chave digital.

"Debaixo da mesa tinha uma chave, que era uma chave digital, né? Que só os funcionários conseguiam abrir. E aí, um dispositivo eletrônico destravava uma porta secreta", explica o major.

Comando Vermelho - As investigações apontam que as armas eram destinadas ao Comando Vermelho, facção criminosa com atuação no Rio de Janeiro. Há indícios de que grande parte do material não seja legalizado.

O dono da loja, Eduardo Bazana, de 68 anos, foi preso em maio acusado de envolvimento com o fornecimento de armas. As autoridades suspeitam que o filho dele tenha continuado a atividade. A investigação segue em andamento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mania fofa leva mãe ao diagnóstico de autismo da filha: 'Não fazíamos ideia' Vídeo: torcedores de Santos e Inter entram em conflito em rodovia Pai de aluna é preso após agredir diretor em escola do interior de SP Ex-jornalista da Globo é vítima de 'quebra-vidros' em SP e tem celular roubado