"Ponta Verde pode estar afundando", diz especialista

Publicado em 11/01/2026, às 08h30

Flávio Gomes de Barros

O engenheiro Marcos Carnaúba, especialista em cálculo estrutural, manifestou uma opinião surpreendente ao revelar, no podcast “Estruturando soluções”, com o mestre em engenharia sísmica Paulo Miranda, que a exemplo do que ocorreu com vários bairros afetados pela Braskem, a Ponta Verde, área mais valorizada de Maceió, também corre risco de afundamento.

LEIA TAMBÉM

Segundo ele, uma recente avaliação sobre o quadro geológico de Maceió despertou um alerta sobre a estabilidade do solo na cidade, e que a subsidência seria semelhante à que ocorreu nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e também numa parte do Farol.

No seu entender, a questão poderia estar relacionada à retirada de água e petróleo do subsolo, além da construção de edifícios altos, lembrando que o que está acontecendo em Maceió é considerado por pesquisadores internacionais um dos maiores acidentes geológicos urbanos do mundo.

O professor Marcos Carnaúba, de 83 anos de idade, é um dos mais conceituados especialistas nessa área, tendo sido presidente do Instituto do Meio Ambiente e coordenador do DNOCS em Alagoas.

 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Itamaraty cria regra de sigilo eterno a documentos antes públicos O melancólico fim da gestão Haddad "Carnaval de Edécio Lopes" abre hoje as prévias de Maceió Análise: "Lula se abraça ao passado"