Por que o STF está iluminado de verde e amarelo?

Publicado em 23/04/2025, às 16h11
- Foto: Fellipe Sampaio/STF

Ascom STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) inaugura, nesta quarta-feira (23), a exposição “STF Iluminado – 65 anos do Tribunal da Constituição em Brasília”, aberta até 30 de maio no hall do Museu Ministro Sepúlveda Pertence, na sede da Corte.

LEIA TAMBÉM

A mostra reúne 12 fotografias que registram a iluminação cênica do edifício-sede do STF, projetado por Oscar Niemeyer. As linhas elegantes e a arquitetura sóbria do prédio ganham novas interpretações visuais a partir de iluminações especiais, que colorem temporariamente os detalhes da construção.

Cada cor utilizada representa um marco da história brasileira, um direito fundamental ou uma causa social e reforça o papel do STF como guardião da Constituição e símbolo da Justiça. É o caso, por exemplo, da iluminação em tons presentes nas bandeiras de países africanos, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), ou a verde, amarela e azul em celebração ao Dia da Constituição (25/3), e as luzes vermelhas em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6).

A exposição integra as comemorações pelos 65 anos da instalação do STF em Brasília e celebra a história e a presença da Corte no coração político do país.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Integrantes de organizada do CSA proibidos de frequentar jogos: veja ficha criminal Tribunal italiano encerra audiência sobre extradição de Zambelli TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório STJ determina afastamento de ministro Marco Buzzi após acusação de importunação sexual