Por unanimidade, STJD nega pedido de impugnação do Paysandu em jogo com Náutico

Publicado em 20/09/2019, às 14h47
Wellington Campos -

Redação TNH1

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) julgou nesta sexta-feira (20) o pedido de impugnação de partida feito pelo Paysandu em relação ao segundo jogo das quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, no duelo com o Náutico. Por unanimidade de votos, o Pleno decidiu com 7 votos negar o pedido do Papão. 

LEIA TAMBÉM

Com a decisão do Tribunal, a partida, que terminou empatada em 2 a 2 e teve o Náutico vitorioso nos pênaltis, será homologada na Confederação Brasileira de Futebol, confirmando o acesso do time pernambucano à Série B do Campeonato Brasileiro 2020.  

Vencemos a batalha das batalhas na bola e no direito. Foi no tapete dos Aflitos e também no tapetão. Incontestável. De goleada, por unanimidade. Pode comemorar de novo o acesso, Nação!

— Náutico (@nauticope) September 20, 2019

Entenda o caso

O STJD recebeu no dia 10 de setembro o pedido de impugnação da partida contra o Náutico, pelas quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro. No documento, o clube do Pará destaca a marcação de um pênalti inexistente marcado pelo árbitro Leandro Pedro Vuaden a favor do adversário aos 49 minutos do segundo tempo.

O Paysandu detalhou ainda que o árbitro estava a metros do lance, de frente para os atletas envolvidos na jogada – tão somente atletas do Paysandu, sem a presença de atleta do Náutico – em que um deles (Caíque Oliveira) cabeceia a bola na direção do braço esquerdo do companheiro de equipe (Uchoa), que estava a uma curtíssima distância, braço que está devidamente recolhido junto ao corpo e que não faz qualquer movimento.

No entendimento do clube, o lance foi absolutamente normal, e Vuaden aplicou penalidade máxima de forma a mostrar que desconhecia o novo entendimento da Regra 12 do Jogo que fala sobre mão na bola e lista como exceção as infrações de toque “se a mão ou braço estiver perto do corpo e não faça o corpo artificialmente maior”.

Sendo assim, o Paysandu pediu a impugnação de partida, para que a CBF não homologasse o resultado, bem como a suspensão da semifinal entre Juventude e Náutico. No último dia 13, o presidente Paulo César Salomão Filho recebeu o pedido, determinou a não homologação da partida contra o Náutico, mas negou a paralisação da Série C do Campeonato Brasileiro. O Náutico entrou em campo no domingo (15) e foi derrotado pelo Juventude por 2 a 1 no Alfredo Jaconi, em Caxias de Sul, pelo jogo de ida da semifinal. A segunda partida será neste domingo (22), no Estádio dos Aflitos, em Recife. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jô tem prisão mantida pela Justiça após audiência de custódia Palmeiras rescinde contrato de promessa da base, que assina com o Ceará Polícia apura denúncia de estupro de criança de 4 anos em sede do Palmeiras CBF demite Cintra e coloca Sandro Meira Ricci no comando da arbitragem