Porca impressiona ao dar à luz 45 leitões em Minas Gerais; veja vídeo

Publicado em 25/01/2025, às 11h20
Leitões foram pintados para que processo de amamentação seja controlado pela Granja - Foto: Pif Paf Alimentos/Divulgação

G1

Uma porca tem feito sucesso após se tornar "mamãe" em uma granja localizada em Luz, no Centro-Oeste de Minas. O animal pariu 45 porquinhos, frutos de uma única gestação, algo inédito na história da granja dona da porca. O caso está fazendo sucesso na região; assista ao vídeo:

LEIA TAMBÉM

A Granja Santa Inês fornece praticamente toda a sua produção para uma empresa de alimentos, por isso, os animas são acompanhados por uma equipe multiprofissional. Entre eles, o gerente executivo de agropecuária, Airton Martins.

Ele contou que, somente na hora do parto, foi descoberta a grande quantidade de porquinhos que a leitoa gerou.

"Foi uma grata surpresa para nós. Descobrimos no momento do parto e ficamos todos surpresos, porque não é comum. Hoje, o comum, é nascer entre 15 a 17 leitões, e essa porca nos deu a surpresa de nascerem 45 leitões", conta.
Segundo Airton, a granja trabalha com processo de inseminação artificial nas porcas. Mas resultado como este em que nasceram muitos leitões, ele afirma que foi a primeira vez que viu.

"Mandamos o sêmen para a granja e lá eles identificam o momento que a porca está em cio e fazemos a inseminação artificial. Nesse caso, depois tivemos a grande surpresa de vir esse monte de leitões. Eu tenho 26 anos trabalhando com agropecuária e nunca tinha visto 45 leitões nascidos pela mesma fêmea".
Dos 45 leitões que a porca deu à luz na última quarta-feira (22), infelizmente quatro eram natimortos. Como são muitos filhotes, a granja teve a ideia de pintar os 41 leitões que sobreviveram com tinta vermelha e verde, para que na hora da amamentação, todos eles pudessem se alimentar.

Mesmo tendo morrido quatro leitões, a granja acredita que o 41 leitões é algo inédito e avalia a possibilidade de registrar esse fato no Guinness Book.

Gestação de risco
O veterinário Guilherme Guimarães Garcia explicou que, quando o animal pare um grande número de filhotes, podem acontecer alguns problemas.

"O nascimento de muitos filhotes desencadeia muitos problemas, que começam pela própria gestação que é de risco para a mãe. Os leitões também nascem muito pequenos, porque não tem espaço no útero para que eles se desenvolvam. Além disso, podem nascer com alguma deficiência, magros, e terem a imunidade mais baixa, porque eles nascem mais fracos", disse.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas Grávida de gêmeos viraliza após mostrar técnica inusitada para evitar parto prematuro; veja O que os brasileiros mais procuraram em 2025? Google divulga ranking com surpresas Ícone nacional vai ganhar um parque temático no Brasil; veja detalhes