Porto de Pedras: equipes intensificam fiscalização em obras no entorno do Rio Tatuamunha

Publicado em 30/08/2025, às 13h13
- Assessoria

Assessoria

A Prefeitura de Porto de Pedras, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Obras e Infraestrutura, realizou, nesta sexta-feira (29), uma ação de fiscalização em obras no entorno do Rio Tatuamunha. A iniciativa integra o conjunto de medidas que vêm sendo adotadas pelo município para reforçar a proteção do rio e da biodiversidade da região, após a morte de dois peixes-bois marinhos ocorrida na última semana.

LEIA TAMBÉM

Durante a vistoria, os fiscais da Secretaria Municipal de Obras identificaram descarte irregular de resíduos sólidos e despejo de dejetos cimentícios em áreas de mangue e em pontos próximos ao rio. Das três obras inspecionadas, apenas uma apresentava irregularidades. O empreendimento foi notificado e multado em R$ 10 mil.

De acordo com o secretário municipal de obras e infraestrutura, Pedro Rildomar, o trabalho de fiscalização tem sido fundamental para garantir o equilíbrio ambiental da região.

“Estamos intensificando a vigilância e adotando todas as providências necessárias para coibir práticas que coloquem em risco o Rio Tatuamunha. Nosso compromisso é com a preservação desse patrimônio natural, que é símbolo da nossa cidade e abrigo de uma das espécies mais importantes do país, o peixe-boi marinho”, destacou.

As irregularidades constatadas serão comunicadas oficialmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente aos órgãos competentes, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), fortalecendo a rede de proteção e monitoramento do rio.

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Guerra entre facções: morre deficiente visual que foi baleado por engano em São Miguel dos Campos Quatro pessoas ficam feridas após carro invadir contramão e provocar grave acidente na AL-105 Moto carbonizada e explosão de caminhonete: homem morre após acidente em Alagoas Após impasse, intervenção judicial obriga limpeza em casa com acúmulo extremo de lixo em AL