Posso postar foto do meu candidato nas redes sociais neste domingo?

Publicado em 07/10/2018, às 10h09
-

Eberth Lins

É chegada a hora das eleições e o eleitor deve ficar atento às regras da legislação eleitoral, que em abre espaços para interpretações diversas, sobretudo, para uso da internet.  A legislação, por um lado, assegura o direito de livre manifestação do eleitor, inclusive na internet. Por outro, veda um conjunto de condutas no dia da eleição, como a boca de urna, a publicação de novas mensagens e conteúdos impulsionados. Na dúvida, é melhor usar a cautela.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Lei 9.504, de 1997, contendo normas específicas para eleições, é proibida a boca de urna no dia da votação e “a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet, podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente”.

A lei foi atualizada em 2017 e passou a permitir, segundo o Artigo 57-B, a propaganda na internet “por meio de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e aplicações de internet assemelhadas cujo conteúdo seja gerado ou editado por qualquer pessoa natural, desde que não contrate impulsionamento de conteúdos”.  

É importante ressaltar a resolução 23.551, de 2017, que regulamentou a propaganda eleitoral na disputa deste ano. Ela estabelece, no Artigo 22, que a “livre manifestação do pensamento do eleitor identificado ou identificável na internet somente é passível de limitação quando ocorrer ofensa à honra de terceiros ou divulgação de fatos sabidamente inverídicos”.

Ainda segundo a resolução, “a manifestação  espontânea na internet de pessoas naturais em matéria político eleitoral,  mesmo que sob a forma de elogio ou crítica a candidato ou partido político, não será considerada propaganda eleitoral”.

Candidatos

Não existe clareza se as proibições relativas à propaganda eleitoral valem também para os candidatos. Para especialistas, é recomendável defender uma proposta, de modo que defesa não caracterize uma propaganda e pedido de voto expresso.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Termina hoje (27) prazo para justificar ausência no 2º turno Redes sociais e apps não respondem questões que esclareceriam uso político PSL entrega prestação de contas eleitorais ao TSE Doria enfrenta pendências jurídicas em razão de campanha acirrada