Posto para emissão de RG reabre na Casa de Direitos no Jacintinho

Publicado em 21/07/2021, às 11h23
Assessoria -

Assessoria

O posto de atendimento do Instituto de Identificação para emissão de primeiras e segundas vias de RG voltou a funcionar, nesta quarta-feira (21), na Casa de Direitos de Maceió, no bairro do Jacintinho. 

LEIA TAMBÉM

O atendimento no local estava suspenso desde o início da pandemia, em março de 2020. Segundo o superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas, Anízio Amorim, a reabertura do posto do Instituto de Identificação na Casa de Direitos, pós pandemia, era um desejo antigo. 

“Além disso, era uma reivindicação da população, pela sua localização, capacidade e comodidade de atendimento. Agora, com o retorno das atividades iremos garantir mais um direito à população, já que a cidadania começa com a carteira de identidade,” disse Anízio Amorim.

O atendimento é feito após agendamento, que pode ser feito tanto de forma presencial, na Casa de Direitos, ou pelos telefones 3315-8210 e 98804-5062 (whatsapp).

Uma das primeiras pessoas a serem atendidas no local foi a moradora do Jacintinho, Rosenilda dos Santos, de 43 anos. Para ela, a abertura do posto facilitou demais a retirada da sua segunda via de RG. “Eu vi passando no jornal que ia reabrir aqui na Casa de Direitos e corri logo para agendar, já que nos outros lugares estava com uma espera grande devido a alta procura. Foi maravilhoso abrir aqui perto, no bairro onde moro”, enfatizou.

De acordo com o superintendente de Prevenção à Violência e Promoção da Cidadania da Seprev, Charles Oliveira, a disponibilização da unidade do Instituto de Identificação na Casa de Direitos faz parte das ações de aproximação do cidadão com seus direitos.

“Trabalhar com o acesso à justiça e à cidadania é de extrema importância no processo de prevenção à violência e redução dos conflitos. Esta ação contempla totalmente a missão da Seprev e da Casa de Direitos”, enfatizou Charles Oliveira.

A primeira via da carteira de identidade é gratuita, e a segunda via custa apenas R$ 28,11 (vinte e oito reais e onze centavos). Como o sistema é on-line, o solicitante não precisa levar fotos, tanto as imagens como as assinaturas serão capturadas digitalmente, o que trará agilidade no atendimento aos usuários do serviço.

A Casa de Direitos funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e fica localizada na praça do Mirante do Jacintinho, em Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário