Flávio Gomes de Barros
O Brasil tem 50 praias reconhecidas, na temporada 2025/2026, com selos Bandeira Azul, uma das certificações ambientais mais prestigiadas do mundo, concedidos a praias e marinas que atendem a rigorosos critérios de qualidade e sustentabilidade.
LEIA TAMBÉM
Dentre elas está incluída ais uma vez a Praia do Patacho, no Litoral Norte de Alagoas, mais exatamente no município de Porto de Pedras, que é uma das cinco do Nordeste contempladas com a premiação - as demais ficam na Bahia: Praia do Paraíso – Guarajuba, Camaçari; Praia da Espera – Itacimirim, Camaçari; Praia da Viração – Ilhas dos Frades, Salvador; Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe – Ilha dos Frades, Salvador.
Das demais 45 praias brasileiras com Selo Bandeira Azul há 18 localizadas no Rio de Janeiro e 25 em Santa Catarina.
A aprovação foi confirmada por um júri internacional reunido em Copenhague, na Dinamarca, sede da Foundation for Environmental Education (FEE), entidade responsável pelo selo. Ao todo, 50 praias e 10 marinas brasileiras foram certificadas.
Para obter a certificação, os locais precisam comprovar anualmente o cumprimento de 38 critérios, entre eles qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, educação e preservação patrimonial.
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar