Redação
Você sabia que uma das praias mais conhecidas de Maceió já teve uma linha férrea instalada em plena faixa de areia? Ou que a região do Sobral abrigou hotéis e a sede da AABB, perto do Salgadinho, antes de águas limpas?
LEIA TAMBÉM
Essas e outras curiosidades sobre a capital alagoana no século passado foram relembradas pelo historiador Edberto Ticianeli, que publicou imagens históricas da Praia do Sobral e das construções no entorno, no site História de Alagoas, chamando a atenção para um período pouco conhecido da história urbana de Maceió. Ticianeli revelou a origem do nome da praia e o histórico da família Sobral.
As fotografias mostram que, diferente da paisagem atual, o Sobral já foi um espaço de lazer e convivência, com infraestrutura que surpreende até os dias de hoje. Um dos registros mais curiosos revela a existência de uma linha férrea passando literalmente pela areia da praia, algo impensável nos padrões atuais.
Outro destaque é a presença da sede da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) na região, além de dois hotéis importantes, que ajudavam a movimentar o turismo e a vida social local. Com o passar dos anos, esses prédios ganharam novas funções e hoje abrigam órgãos públicos, mantendo viva a memória arquitetônica da época.
As imagens também resgatam a paisagem da Foz do Riacho Salgadinho, quando o curso d’água ainda apresentava um cenário natural, muito antes de se tornar símbolo dos impactos ambientais enfrentados pela capital.
O resgate feito por Edberto Ticianeli reforça a importância de olhar para o passado para compreender as transformações urbanas de Maceió e valorizar histórias que ajudam a explicar a cidade que conhecemos hoje.
Para conferir mais detalhes e imagens históricas, acesse:
https://www.historiadealagoas.com.br/sobral-a-praia-do-dr-manoel-sobral-pinto-em-maceio
LEIA MAIS