Prazo para pagamento de IPVA com desconto vai até 22h desta segunda

Publicado em 29/02/2016, às 13h33
-

Redação

O contribuinte que optar pelo pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 10% em conta única tem até às 22 horas desta segunda-feira (29) para efetuar o pagamento. Em entrevista ao programa Pajuçara na Hora, da Rádio Pajuçara FM, o superintendente da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz), Francisco Suruagy, falou a respeito do pagamento e prazos do tributo.

LEIA TAMBÉM

 Segundo Suruagy, os proprietários receberam o boleto ao longo do mês de fevereiro, inclusive aqueles que preferem aderir ao parcelamento em até seis parcelas. Os que não receberam podem ir até a página da secretaria na intenert, no endereço www.sefaz.al.gov.br, e emitir o boleto com o número do renavan e da placa do veículo.

 “O pagamento em cota única para obter o desconto independe da placa e é até esta segunda. Será pico de acesso ao nosso sistema, já nos precavemos para qualquer problema de acesso ao longo do dia. A Sefaz reconhece que o pagamento foi realizado na data de hoje se for efetuado até às 22 horas”, explicou o superintendente.

 Ele disse ainda que o contribuinte que gerou ou recebeu o boleto e não concorda com o valor de mercado do veículo deve ir até a Sefaz e instaurar um procedimento administrativo, realizando uma impugnação com o valor da base de cálculo e a secretaria vai analisar.

 “Os valores são determinados por uma tabela, determinada pela Fipe [Fundação Instituo de Pesquisas Econômicas], que é nacional e utilizada praticamente em todos os estados do Brasil. Ela realiza um estudo ao longo do ano em todos os estados para fazer o comportamento do automóvel em cada determinado estado e no final do ano repassa para que os estados publiquem”, afirmou.

 O superintendente da secretaria lembrou que o Governo de Alagoas no final do ano passado editou a lei do parcelamento do IPVA. Para aquelas pessoas que ainda estão com o IPVA aberto, com pendência de 2015 para trás, o Estado não irá ao longo dessa semana abrir o programa de parcelamento do IPVA.

 “Será feito todo on-line. O contribuinte entra no site da Secretaria da Fazenda, faz a simulação e paga de forma parcelada em até dez parcelas com o desconto nos juros e na multa de até 95%. Percebendo a situação de que muitos cidadãos se encontravam, sobretudo diante dessa crise financeira que vive o país, o Governo do Estado, por meio da Sefaz, possibilitou que as pessoas recorram a esse parcelamento”, completou Suruagy.


O projeto valerá ao longo de todo o mês de março. Depois de gerado a primeira parcela, o contribuinte paga e entra em contato para iniciar a regularização junto a Sefaz. O não pagamento do IPVA em Alagoas, se persistir a inadimplência, os órgãos de trânsito podem fazer a retenção do veículo do cidadão.


“O Estado não pode apreender o veículo para obrigar a pessoa a fazer o pagamento, mas pode reter até comprovar a origem legal ou não e se o veículo se enquadra como mercadoria de posse. Apreender está em desconformidade com a regra. O que se pode é fazer retenção, notificar, mas há situações em que não tem como possibilitar essa regularização”, finalizou o superintendente.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer