Pré-matrícula para Educação para Jovens e Adultos iniciam nesta sexta-feira

Publicado em 20/06/2019, às 10h04
EJA traz novas oportunidades para retomada de estudos | Valdir Rocha -

Agência Alagoas

A partir desta sexta-feira (21), jovens e adultos que desejem retomar seus estudos podem concretizar este sonho efetuando a pré-matrícula para a modalidade EJA da rede estadual de ensino. O procedimento pode ser feito até o dia 30 de junho pelo portal da Matrícula Online (http://matriculaonline.al.gov.br/), onde os candidatos devem cadastrar seus dados pessoais e selecionar até três escolas para estudar. O resultado da pré-matrícula e a confirmação presencial acontecem durante 1 e 5 de julho. As vagas são para o segundo semestre letivo deste ano.

LEIA TAMBÉM

Durante a pré-matrícula, é preciso informar o nome completo do interessado, data de nascimento, sexo, CPF, endereço completos, telefone, e-mail, nome do pai, mãe ou responsável legal (caso menor de 18 anos) e identificar a rede escolar de origem, bem como selecionar o período e turnos desejados, assim como as três unidades de sua preferência. Caso possua alguma deficiência, a mesma deve ser declarada no ato.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibilizará, no período da pré-matrícula, pontos de apoio nas Gerências Regionais de Educação para os candidatos que não possuem acesso a computador e/ou internet.

Estão sendo ofertadas vagas para as séries de entrada, ou seja, 1º e 5º períodos do ensino fundamental no turno diurno, 1º e 6º do noturno e o 1º período do ensino médio. Para se inscrever na EJA, é preciso ter idade mínima de 15 anos para o fundamental e, para o médio, 18.

Confirmação – No período de 1 e 5 de julho, quem efetuou a pré-matrícula no portal da Seduc deve consultar o resultado no endereço eletrônico do portal Matrícula Online. Após a checagem, o candidato se dirige à escola na qual foi lotado para confirmar a matrícula. Sem a confirmação, perde-se a vaga.

Benedito Santos voltou a estudar depois de aposentado (Foto: Valdir Rocha)

Um aluno exemplar – Benedito dos Santos é um dos mais conhecidos exemplos de estudantes da EJA em Maceió. Com mais de 74 anos, o aluno mais dedicado do Centro de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire (Ceja), em Maceió, voltou a estudar quando já estava aposentado. Benedito não falta um dia, vai para a unidade faça chuva ou faça sol. “Quando me aposentei, passava o dia todo assistindo TV. Nessa época, achei que seria uma boa ideia voltar a estudar e hoje em dia não quero mais parar”, conta.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas