Prefeito acusado de estupro de vulnerável toma posse e volta para a cadeia

Publicado em 03/01/2017, às 10h45

Redação

Preso desde o dia 15 de dezembro do ano passado sob a acusação de estupro de vulnerável, o prefeito eleito no município de Santa Luzia do Norte, região metropolitana de Maceió, Edson Mateus (PRB) saiu da cadeia para tomar posse no último dia 1º e voltou para o quartel do Corpo de Bombeiros, onde cumpre prisão preventiva. Apesar da posse, atualmente a cidade não tem um prefeito em exercício.

LEIA TAMBÉM

Após uma solenidade na Câmara de Vereadores da cidade, Edson Mateus foi ovacionado pela população local, que acompanhava o discurso de posse do prefeito.

O fato chamou a atenção da imprensa nacional e trouxe à tona a dúvida sobre como seria a atuação do novo prefeito. Ainda não se sabe quem assumirá o cargo enquanto o gestor, agora já empossado, se encontra preso. 

Edson Moura foi denunciado pelo Ministério Público Estadual e teve a prisão preventiva expedida pela juíza da comarca da cidade, Juliana Batistela. A magistrada foi responsável por autorizar o deslocamento do preso para a posse e, segundo afirmou à imprensa, a decisão se justificaria porque da denúncia do MPE ainda cabe recurso.

Em entrevista ao TNH1, Baristela destacou que o prefeito iria "tomar posse de qualquer maneira", já que a prisão não impediria e o processo poderia ser feito por procuração. A juíza disse que estava como plantonista e liberou o deslocamento do prefeito pela "comoção social" dos eleitores que votaram nele.

De acordo com o advogado de defesa de Edson Mateus, José Álvaro Costa Filho, já existe um pedido de relaxamento de prisão na Justiça. “Acredito que é uma questão de tempo para que o Tribunal analise o pedido. Já temos provas de que o crime não aconteceu. Estamos lutando pelo direito de ele exercer a função em liberdade”, disse.

A Polícia Civil encontrou um vídeo no celular do acusado que comprovaria a participação dele no crime. Apesar de não aparecer nas imagens, o prefeito teria gravado o vídeo.

Ele já foi condenado, em primeira instância, por crime contra a administração pública e por roubo qualificado, além de responder a mais duas ações criminais: comércio de medicamento abortivo e corrupção eleitoral na 43ª zona.

Veja vídeo da reação da população após a posse do prefeito:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado