Prefeito anuncia que restaurantes podem adotar sistema 'pague e leve'

Publicado em 30/03/2020, às 13h07
Pei Fon/Secom Maceió -

Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira realizou live nas redes sociais, nesta segunda-feira (30), para anunciar a prorrogação das medidas para enfrentamento e prevenção contra o coronavírus. As determinações seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e do Governo de Alagoas.

LEIA TAMBÉM

As medidas foram prorrogadas por mais oito dias, a partir da zero hora deste dia 30 de março, e estão publicadas, por meio do decreto nº 8.862, na edição suplementar do Diário Oficial do Município (DOM), desta segunda-feira (30).

Rui Palmeira esclareceu alguns pontos e respondeu a questões dos internautas em relação às medidas. “Publicamos decreto para manter as medidas e flexibilizar algumas, a exemplo da implantação do “pague e leve” para os restaurantes. Assim, aqueles estabelecimentos que não se adaptaram ao modelo delivery, agora têm essa opção, mas lógico não é permitido aglomerações nestes locais, nem que o cliente permaneça no estabelecimento. Todas as medidas restritivas que estão sendo tomadas pela Prefeitura de Maceió, em conjunto com o Governo Estadual, são para seguir os encaminhamentos do Ministério da Saúde, da OMS e baseadas em questões científicas. É algo muito sério que temos que enfrentar com seriedade”, destacou o gestor.

Durante a live, o prefeito Rui Palmeira fez questão de ressaltar a situação dramática vivida por países no mundo inteiro, entre eles, Itália e Espanha, e reforçou o apelo aos maceioenses para que permaneçam em suas casas.

Confira o conteúdo completo da publicação aqui.

Entre as medidas cuja validade foi prorrogada está a adoção do regime de teletrabalho para os servidores da Administração Municipal, a suspensão de viagens para os servidores, paralisação das atividades escolares da Rede Municipal, assim como toda e qualquer atividade comercial na orla marítima e lagunar, exceto as destinadas ao abastecimento alimentar da população (Centro Pesqueiro do Jaraguá, balanças de pescado) e passeios turísticos de toda.

Além disso, ficam suspensos todos os eventos públicos agendados pelos órgãos ou entidades municipais, devendo tais encontros ser remarcados; Os Alvarás sanitários e de funcionamento já expedidos pela Prefeitura, com vencimento nos próximos 90 dias, serão automaticamente renovados até a data de 19 de junho de 2020;

A Gestão Municipal recomendou ainda a suspensão da entrada de novos hóspedes nos meios de hospedagem de Maceió, incluindo a locação de imóveis para fins turísticos através de qualquer plataforma.

Para assegurar o cumprimento das medidas previstas do decreto, os agentes de fiscalização das Secretarias Municipais, em conjunto com os demais órgãos de Segurança Pública do Estado, atuarão no sentido de fiscalizar o efetivo cumprimento das normas estabelecidas por este Decreto.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês