Prefeito confirma inauguração da UPA do Trapiche para o dia 22

Publicado em 26/01/2016, às 12h30

Redação

O prefeito Rui Palmeira confirmou em entrevista ao TNH1 que a UPA (Unidade de Pronto Antendimento) do Trapiche será inaugurada dia 22 de fevereiro. “Estamos ultimando os esforços, toda a equipe está engajada neste processo e vamos abrir a UPA no dia 22. Mesmo diante da crise econômica e da constante queda nos repasses federais para a área da saúde, Maceió terá a UPA do Trapiche em funcionamento atendendo à população” garantiu Palmeira.  

LEIA TAMBÉM

Classificada como UPA de Porte III, a unidade deverá realizar cerca de 350 atendimentos por dia nas especialidades de Clínica Geral, Pediatria, Ortopedia e Odontologia, possuindo também 11 leitos de observação adulto e pediátrica. A UPA do Trapiche vai contar com 7 consultórios médicos, sala de medicação, sala de nebulização, sala de gesso e de Raio X. A Unidade também ofertará estrutura de laboratório e sala de gesso. 

Rui Palmeira agradeceu e ressaltou a importância da parceria com o governo estadual para a abertura da UPA. “O papel do governo do estado foi essencial para esta conquista da saúde pública maceioense. Desde que assumiu, o governador Renan Filho tem se esforçado ao máximo para que Maceió contatasse com esta UPA. Desta forma, podemos dizer que com parcerias como esta quem ganha é a população. Por isso, é necessário destacar este apoio e agradecer ao governador” disse Palmeira. 

O secretário de governo da Prefeitura de Maceió, Ricardo Wanderley, também falou ao TNH1. Segundo Wanderley “Maceió dá um passo importantíssimo com a abertura da UPA do Trapiche, reforçando não só o atendimento na saúde da população como fortalecendo a parceria com o governo estadual. Neste sentido, além de ajudar a desafogar o HGE, a UPA será mais uma unidade a somar esforços do estado e do município na busca pela melhoria da saúde do maceioense”. 

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003. Esta Política busca estruturar e organizar a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. 

O objetivo das UPAs é resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Os valores para custear o funcionamento da UPA são 25% provenientes do Município, 25% do Estado e 50% do Governo Federal. Nestes primeiros meses o estado arcará com a contrapartida que deveria ser custeada pela União.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados