Prefeito JHC assina termo de compromisso com Unicef para Busca Ativa Escolar

Publicado em 04/07/2023, às 18h58
Secom/Maceió -

Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, assinou nesta terça-feira (4) um termo de compromisso para a Busca Ativa Escolar (BAE) com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que visa apoiar os municípios na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

LEIA TAMBÉM

Na ocasião, JHC relembrou as iniciativas feitas pelo Município para atrair e manter os alunos na sala de aula.

“No primeiro ano teve a pandemia, mas a gente conseguiu ir atrás, e da forma como a gente podia, conseguimos aumentar o número de alunos. Naquele momento criamos o Bolsa Escola Municipal e impulsionamos essa busca ativa, o que nos ajudou muito a trazer as crianças para a nossa rede. A gente vive nesse constante desafio, mas queremos a orientação de vocês no que a gente puder fazer para melhorar cada vez mais essa realidade em Maceió”, afirmou JHC.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes das áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para fortalecer a rede de proteção. Cada órgão tem papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola, até a tomada das providências necessárias para o atendimento nos diversos serviços públicos e a permanência na escola.

Em Maceió, a busca ativa será realizada pela Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (Asserte). A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, explicou quais serão os próximos passos depois da assinatura do termo de compromisso.

“O nosso próximo passo será a formação do comitê intersetorial, envolvendo as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, além da implantação da política permanente de busca ativa de Maceió. Isso garante a todas as crianças de Maceió o acesso à educação”, informou a secretária.

Socorro Araújo, representante do Unicef, explicou que a busca ativa escolar é uma iniciativa para garantir o direito das crianças e adolescentes à educação. “Mais de três mil municípios já participam e agora é a vez de Maceió. Nosso intuito é não ter nenhuma criança fora da escola. A busca ativa identifica as causas que fazem a criança estar fora da sala de aula, para que sejam tratadas e as famílias tenham a condição de que ela permaneça na escola”, revelou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão conhecidos nesta segunda