Prefeito Rui Palmeira destaca benefício da integração temporal

Publicado em 15/01/2016, às 09h25

Redação

No próximo dia 25, a Prefeitura começa a implantar na capital alagoana a integração temporal nos ônibus, que começa em fase de teste e até abril será estendida a todas as linhas de ônibus que fazem parte do sistema de transporte público coletivo.

LEIA TAMBÉM

O TNH1 ouviu o prefeito sobre a integração temporal, que permite que o usuário pegue mais de um ônibus pagando uma única tarifa. Rui destacou que a integração representa mais um importante passo para melhorar a mobilidade urbana em Maceió. 

“A integração é uma conquista para o cidadão maceioense, que utilizando o Cartão Bem Legal, vai poder pegar mais de um ônibus pagando uma única tarifa no período de uma hora e 30 minutos”, detalhou o prefeito.  A operacionalização da integração temporal é uma ação da Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). A iniciativa estava prevista no Edital de Licitação do Transporte Público, primeiro certamente para o transporte realizado na capital. 

Rui Palmeira explicou que inicialmente a integração só terá validade entre os veículos que integram o mesmo lote de cores. “Caso um passageiro realize o embarque em um ônibus do lote azul, ele poderá embarcar em outro do mesmo lote de forma gratuita, pagando o valor da primeira passagem”, disse. 

Ainda neste semestre a Prefeitura vai implantar a integração em todos os lotes e em todo o sistema de ônibus da capital. O dia 25 marca o início da primeira fase da integração, ainda em caráter experimental. Para isso, as empresas estão ajustando seus sistemas internos de bilhetagem, o que deverá ocorrer ao longo da semana que se inicia o processo. 

“A integração temporal marca o início das grandes ações previstas no edital da licitação dos ônibus. Passada esta etapa, a Prefeitura promove o início da renovação da frota de ônibus para o transporte público e a transferência da administração dos terminais para as empresas vencedoras. Todas as ações têm como prioridade a melhoria do bem estar do cidadão maceioense”, reforçou o líder do Executivo. 

Entenda os lotes 

Conforme o Edital de Licitação do Transporte Público, os lotes são as regiões de Maceió nas quais as empresas vencedoras da concorrência irão atuar. Passado o certame, a capital foi dividida em quatro lotes entre as viações Real Alagoas (cor vermelha), São Francisco (cor azul), Cidade de Maceió (amarelo) e Veleiro (verde). 

Na região da Serraria e bairros próximos até o Farol (lote 100), as linhas de ônibus serão operadas pela empresa Cidade de Maceió. Em Fernão Velho e arredores (lote 200) pela Viação São Francisco. 

Já no Trapiche da Barra (lote 300) e bairros próximos da parte baixa de Maceió, a operacionalização das linhas será da Viação Veleiro. E no Benedito Bentes e bairros ao redor da parte alta (lote 400), as linhas terão ônibus da Viação Real Alagoas. A previsão é de que já no mês de abril deste ano, a integração esteja em total funcionamento, independente do lote de atuação das empresas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário