Prefeito Rui Palmeira entrega Cmei no Antares para crianças de até 3 anos

Publicado em 05/09/2019, às 15h09
Secom Maceió/Marco Antônio Barros -

Secom Maceió

Maceió conta com mais um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). O Cmei Professora Dulcinete Barros Alves, que atenderá 180 crianças, foi entregue pelo prefeito Rui Palmeira nesta quinta-feira (05), e fica no Loteamento Casa Forte, no Antares. Cerca de 110 crianças já estão matriculadas no espaço, e os alunos de 0 a 3 anos já ficam na creche em tempo integral.

LEIA TAMBÉM

A nova unidade possui fraldário, sala de repouso, playground, cozinha, refeitório e banheiros, além de estrutura administrativa e de auxílio para receber as crianças. Os alunos estão distribuídos entre os turnos matutino e vespertino, e 60 em tempo integral.

Esse é o 15º Cmei entregue desde 2013. De acordo com o prefeito Rui Palmeira, a parte alta de Maceió necessita de equipamentos públicos como esse. “A gente fica muito feliz por proporcionar uma creche muito boa, bem estruturada, na parte alta da capital, que é uma área com mais carências. Quando a gente fala na questão da violência, se a criança tiver longe da escola aumenta a chance de ser atraída pela marginalidade e pelo caminho das drogas. Nesses seis anos e oito meses, a nossa gestão conseguiu aumentar o número de alunos matriculados em 60%. Isso mostra o trabalho sério que nós temos feito no quesito educação, graças ao empenho da nossa secretária Ana Dayse e de toda equipe da Semed”, destacou.

A obra, orçada em R$ 1, 38 milhão, foi financiada com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamento para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por meio do Fundo Nacional da Educação (FNDE), com contrapartida da Prefeitura de Maceió.

Veja mais fotos

O vice-prefeito Marcelo Palmeira também esteve na inauguração e ressaltou que o Município tem trabalhado para levar investimentos às áreas mais carentes, com destaque para a educação. “É um momento de alegria para a gestão e para os moradores da região. É uma creche pronta, já funcionando e com boa estrutura. A parte alta é a região que mais cresce em número de moradores, por isso a necessidade aumentar o investimento em infraestrutura, educação e saúde. A Prefeitura tem levado escolas e creches para essa região”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, afirma que Maceió tinha uma dívida muito grande com a educação infantil, o que leva o Município a ter um olhar especial para a área. “Estamos nesses últimos 6 anos com esse trabalho. São 15 novas creches funcionando, que somadas as 42 existentes, chega a 57. Para esse ano, ainda temos mais uma para inaugurar. Com isso, a gente vai diminuindo a dívida social que o município tem com essa comunidade que precisa tanto das crianças protegidas na escola. A escola desenvolve, educa e protege e cria condições para os pais trabalharem. É um somatório de esforços”, afirma.

Arlete Domingos, diretora do Cmei, falou da responsabilidade em gerenciar a creche escola. “A partir da manhã já vamos sentar com a comunidade para dar alguns informes. Um diretor abrange todas as áreas da vivência de uma criança, de uma equipe e de uma comunidade. Isso tem retorno para todos que estão inseridos nesse processo. Uma creche é fundamental para a primeira infância”, enfatizou.

Jacy Alice é mãe da Kemely, de 4 anos, que estuda no 2° ano, e aprovou a estrutura do Cmei. “Minha filha está se divertindo muito. A decoração ficou ótima. Ela adorou brincar no parquinho. A gente estava esperando muito a construção desta creche, pois não tínhamos condições de pagar. Vai melhorar muito a vida da gente”, comemorou.

Josenilda Correia da Silva, avó do Jean Davi, de três anos, aluno do 2° ano, também estava feliz com a inauguração do equipamento. “É uma benefício para todas as mães. A gente estava precisando muito. A estrutura é maravilhosa, tanto que o Davi estava em uma creche particular, e eu trouxe ele para cá, já que também não estava com condições financeiras. Só tenho a agradecer ”, disse, emocionada.

Homenagem

O Cmei recebeu o nome da professora Dulcinete Barros Alves, que trabalhou na rede municipal de ensino por 34 anos. Ela dedicou grande parte da vida e trabalho ao Fundo Municipal de Educação de Maceió, sendo uma  das responsáveis por sua criação e estruturação.

Sua filha, Dulcimar Barros Alves, esteve na inauguração do espaço e falou da alegria em ter o nome da mãe imortalizado em uma unidade de ensino. “A emoção é muito grande, pois ela é merecedora dessa homenagem. Ela se dedicou à educação desde 1970. Até o seu falecimento, ela manteve essa dedicação, então merecia a lembrança, nada mais justo. Foi um exemplo de mulher, de pessoa, de profissional. É uma honra estar aqui. Estamos gratos por essa lembrança”, agradeceu.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda