Prefeitos se unem para pedir ajuda internacional no combate à pandemia: 'Estamos atrasados e vivendo um colapso'

Publicado em 29/03/2021, às 14h29
Reprodução / Youtube / FNP -

G1

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou nesta segunda-feira (29) um vídeo para pedir ajuda internacional no combate à pandemia no país. O conteúdo, que reúne chefes do Poder Executivo de oito municípios, além do presidente da frente, será enviado a órgãos internacionais junto com um ofício. As informações são do G1. 

LEIA TAMBÉM

A iniciativa ocorre em meio às críticas ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, principalmente sobre a atuação diante da pandemia. Pressionado, Araújo cancelou compromissos da agenda e se reuniu com assessores nesta segunda. Segundo a apuração da TV Globo, ele pediu demissão do cargo. A informação ainda não foi confirmada pelo governo.

Mais cedo, senadores prometiam ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir o impeachment do chanceler, informou o blog do Gerson Camarotti.

A própria FNP lançou comunicado para cobrar a substituição do ministro. No texto, a entidade definiu que a atuação do ministro tem "leque diverso de trapalhadas e atitudes destrutivas" e que é preciso "reverter a política externa desastrosa" conduzida por ele.

Presidida pelo ex-prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB), a FNP reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, o que abrange todas as capitais, e representa 61% da população brasileira.

A entidade tem liderado a criação de um consórcio público para a compra de vacinas por municípios. A iniciativa foi formalizada em 22 de março.

'Socorro'

Participam do vídeo os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM-RJ); de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT-SE); de Fortaleza, José Sarto (PDT-CE); de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM-RS); de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB-PE); de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB-RS); de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL-PA); e de Salvador, Bruno Reis (DEM-BA).

"Estamos atrasados e vivendo um colapso no sistema de saúde", afirma o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. "No turismo, na economia e na vida do povo brasileiro", completa José Sarto.

"É uma questão de tempo para mais variantes e mortes", continua Sarto.

Os prefeitos também contextualizam a superlotação de leitos, a falta de insumos, a presença de variantes e a "forte repressão" que ocorre contra as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus.

Segundo a assessoria de FNP, o vídeo e um ofício com pedido de ajuda será enviado a órgãos como a Organização da Nações Unidas (ONU), e a União Europeia. A ideia é obter recursos, insumos e medicamentos.

"O que estamos vivendo no Brasil hoje impede a assistência adequada aos pacientes", dizem prefeitos no vídeo, que também foi publicado no canal de YouTube da FNP.

"Acreditamos que, com a ajuda de outras nações, podemos disponibilizar leitos, medicamentos, testagem gratuita, vacinas, oxigênio, auxílio às populações mais vulneráveis (...) Por isso, estamos unidos pedindo socorro".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital