Prefeitura de Maceió amplia capacidade de cemitérios

Publicado em 13/05/2020, às 15h55
-

Secom Maceió

Devido ao aumento de casos da covid-19, o número de óbitos cresceu em Maceió. Antes da pandemia, eram registrados de 06 a 08 sepultamentos por dia nos cemitérios públicos. No entanto, na última semana, o número passou para uma média diária de 20 a 30 sepultamentos. Para atender a demanda, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que administra os cemitérios públicos, ampliou a capacidade como medida emergencial a fim de evitar um colapso no sistema funerário.

LEIA TAMBÉM

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres explica que a medida emergencial deve ser a expansão, uma vez que a construção de um novo cemitério demandaria muito tempo, em decorrência da legislação ambiental.

“O número de sepultamentos tem aumentado, como vem sendo apresentado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde, e nos mobilizamos para atender a demanda e evitar um colapso no sistema funerário. Traçamos estratégias, com foco maior na ampliação da capacidade dos sepultamentos, e discutimos a situação com o MPE. Caso necessário, vamos avaliar ainda a possibilidade de adquirir espaços nos cemitéros particulares da capital”, disse.

No cemitério São José, localizado no bairro Trapiche da Barra, foi iniciada a expansão nas áreas já disponíveis, reduzindo também o espaço nos estacionamentos. Já no Cemitério São Luiz, localizado no bairro Santa Amélia, estão sendo construídas novas gavetas, ampliando a capacidade de sepultamentos.

Além disso, a Sudes adotou todas as medidas necessárias em relação ao decreto, desde a segurança dos profissionais que trabalham nos cemitérios, até a limitação de pessoas presentes em velórios e a suspensão de visitas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês