Prefeitura de Maceió apresenta diretrizes de planejamento para elaboração do PPA 2026-2029

Publicado em 02/04/2025, às 18h43
- Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

Ascom Sefaz Maceió

Representantes das secretarias e órgãos municipais se reuniram, na manhã desta quarta-feira (2), na sede da Prefeitura de Maceió, no bairro do Jaraguá, para conhecer e debater as diretrizes propostas para o Plano Plurianual (PPA) de Maceió para 2026 - 2029. O encontro foi realizado pela Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), pasta responsável pelo planejamento das etapas orçamentárias do município.

LEIA TAMBÉM

O PPA, intitulado “Maceió Que Não Para”, foi construído com base no Plano de Governo, nos planos municipais setoriais, atendendo a áreas essenciais como saúde, educação, cultura, assistência social, desenvolvimento econômico, entre outros, no Plano Diretor e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Sefaz encaminhará aos órgãos municipais, o manual com as diretrizes e os detalhes das etapas para o plano.

A proposta do PPA está alinhada às normas federais e municipais que regem o planejamento público, como a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 4.320/1964, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei Orgânica do Município de Maceió.

O plano, que compreende o período de 2026 a 2029, é o principal instrumento de planejamento orçamentário público para médio prazo e define quais serão as prioridades, os objetivos e as metas do governo durante os próximos quatro anos.

Todo o trabalho de elaboração do PPA é permeado pelo embasamento conjunto entre o poder público e a sociedade. Como resultado, o município de Maceió propõe um planejamento responsável e articulado, capaz de atender concretamente às demandas que surgem ao longo do período.

“Mais do que um planejamento administrativo, o PPA é a expressão do que queremos para Maceió nos próximos anos. É um compromisso com a continuidade do trabalho que resgatou o orgulho de ser maceioense, transformando desafios em oportunidades e garantindo que o crescimento da cidade seja equilibrado, inclusivo e sustentável’’, destacou o secretário Municipal de Fazenda, João Felipe Borges, que ressaltou o trabalho integrado entre os órgãos municipais na execução do plano.

A elaboração do PPA 2026 - 2029 também está alicerçada em preceitos fundamentados no desenvolvimento social, econômico e ambiental. "Este último ponto, aliás, ganha a devida relevância, levando em conta a localização do nosso município, seguindo os parâmetros traçados pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)", completou Felipe Borges.

A Prefeitura de Maceió realizará, nos próximos meses, audiências públicas nas oito regiões administrativas da capital alagoana, além da participação virtual por meio do portal Participa Maceió, no qual a população poderá enviar propostas, contribuições para a construção do plano e acompanhar as etapas orçamentárias. Em seguida, o projeto será redigido e encaminhado à Câmara Municipal, até o mês de setembro.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mapeamento em áreas de riscos contam com equipamento de alta tecnologia em Maceió Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco