Prefeitura de Maceió autua BRK por ligação clandestina de esgoto na Cambona

Publicado em 18/08/2023, às 15h22
Foto: Divulgação/Semurb -

TNH1, com Secom Maceió

A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) autuou e notificou, na manhã desta sexta-feira (18), a empresa BRK Ambiental por despejar esgoto no canal da Avenida Leste Oeste. O problema foi identificado após uma denúncia. 

LEIA TAMBÉM

De acordo com o órgão, a ação faz parte da Operação Línguas Sujas, que além da equipe do Meio Ambiente, conta com técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). 

Durante a inspeção, os técnicos realizaram testes com corante para certificar de quem seria a responsabilidade da irregularidade e posteriormente realizar os procedimentos necessários. Os dejetos lançados são transportados pela tubulação de águas pluviais e desaguam no mar, formando as chamadas línguas sujas ao longo do litoral. 

Por conta dessa infração, a BRK foi autuada com base na Lei Municipal Nº 4.548/96 que no Artigo 113, diz que é “proibido o lançamento de esgoto, mesmo tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais”. 

Através da notificação, a Semurb solicita que as providências sejam tomadas o mais breve possível e uma defesa seja apresentada à secretaria nos próximos dias. 

“Nossas equipes estão diariamente nas ruas buscando coibir esse tipo de prática, que infelizmente tem sido recorrente em nossa cidade. A sociedade precisa entender que todo e qualquer tipo de esgoto deve ter o destino correto, seja por meio da rede de saneamento básico ou através das fossas sépticas. Rede de drenagem e boca de lobo devem receber apenas água da chuva”, disse o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Cavalcanti.

A reportagem do TNH1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da BRK Ambiental, e aguarda um posicionamento para acrescentar na matéria. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática