Prefeitura inicia recadastramento de dados dos imóveis da capital; saiba como fazer

Publicado em 16/11/2023, às 15h52
Secom Maceió -

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió iniciou o Recadastramento Imobiliário dos imóveis localizados na capital, sejam eles edificados ou não. O recadastramento deve ser realizado pelo titular ou co-titular do imóvel, pelo Portal do Cidadão (clique aqui), site de serviços da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz). A primeira fase do recadastramento vai até o dia 30 de novembro.

LEIA TAMBÉM

Ao acessar o Portal, o contribuinte municipal deve clicar na opção Recadastramento, conferir se as características do imóvel descritas pelo sistema condizem com as condições atuais e confirmar ou informar se houve algum tipo de alteração, destacando qual dado é divergente. Todo o processo de recadastramento é feito pela Internet. Ao acessar a plataforma, o cidadão também tem acesso a todos os imóveis vinculados a ele.

A iniciativa da Fazenda Municipal visa atualizar o banco de dados cadastrais de todos os imóveis de Maceió, de modo auxiliar o poder público a entender e mapear informações importantes sobre a distribuição imobiliária na capital.

De acordo com o diretor de Relacionamento com o Contribuinte, Phillippe Félix, com o processo de recadastramento feito pela Internet, é esperado que a Prefeitura de Maceió consiga mapear grande parte dos imóveis da capital, ainda este ano.

“É um sistema fácil e simples, com uma interface didática que auxilia o cidadão a realizar essa consulta de dados de forma acessível, sem dificuldades. A ferramenta também traz alguns benefícios para o cidadão como por exemplo, apontar imóveis que estão listados por erro ou imóveis que já foram vendidos para outras pessoas, mas que ainda não tiveram o imposto de transmissão recolhido, entre outros", diz.

A Secretaria Municipal de Fazenda disponibiliza o e-mail atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br para tirar dúvidas e oferecer orientações de forma remota.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês