Prefeitura lança ferramentas para ampliar parcerias com empresas

Publicado em 09/03/2018, às 15h51

Redação


LEIA TAMBÉM

Lançado em 2013 pela Prefeitura de Maceió a partir da sanção Lei n° 6.286, o Programa de Adoção de Áreas Públicas vai ser reforçado. A Prefeitura de Maceió lança, na tarde desta sexta-feira, 9, o site e a cartilha do Programa, ferramentas que buscam aumentar o número de parcerias para construções, reformas ou manutenção de espaços públicos da capital. Para marcar o lançamento, que ocorre no Hotel Acqua Suítes Maceió, o vice-prefeito de Maceió Marcelo Palmeira assina dois termos de adoção: o do terceiro trecho do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, que será revitalizado pela Construtora R Pontes, e para a construção do terceiro Parque Infantil Sustentável pelo Maceió Mar Hotel e Hotel Ponta Verde.

No evento, além de gestores municipais, participam também empresas que já são parceiras da Prefeitura na manutenção de praças e áreas de lazer, bem como empresários de diversos segmentos que são potenciais adotantes. O site e a cartilha foram elaborados pelo Gabinete de Governança (Ggov), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), pasta responsável pela gestão do programa.

“São meios que concentram todas as instruções para a efetivação da adoção, com orientações sobre como funciona e para quê serve o programa, quem pode adotar e os meios de adoção. No site, por exemplo, o futuro parceiro poderá fazer o cadastro de propostas e encontrará na plataforma online a cartilha com o check-list de toda documentação necessária para adoção do espaço pretendido”, esclarece José Lages, reforçando que as ferramentas foram planejadas para facilitar e tornar célere todo o trâmite.

Sobre a adoção do Vera Arruda, o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres, explica que o projeto de revitalização contempla melhorias em todo o passeio público, com adequações na infraestrutura, instalação de novos bancos, nova iluminação, áreas para esporte e lazer, além de um novo projeto paisagístico e de jardinagem. O secretário ressalta que, além do Vera Arruda, a R Pontes também adotou e revitalizou a Praça Jornalista Genésio de Carvalho, no bairro Gruta, sendo uma das primeiras empresas da capital a apostar na iniciativa.

“Temos buscado parceiros para beneficiar cada vez mais espaços de Maceió e o trabalho tem refletido em bons resultados. Discutimos com a R Pontes a intenção de revitalizar o Vera Arruda, a empresa aceitou ser parceira e agora, em conjunto com a Prefeitura, iniciaremos mais um serviço de grande importância, sobretudo pela representatividade desse local. É um momento importante, sobretudo por estarmos firmando mais uma parceria com uma das primeiras empresas a acreditar no trabalho conjunto entre o poder público e a iniciativa privada em nossa cidade”, diz Gustavo Torres.

A adoção do Maceió Mar Hotel e do Hotel Ponta Verde resultará na entrega do terceiro Parque Infantil Sustentável de Maceió, equipamento estruturado com madeiras de eucalipto e pinus tratados provenientes de reflorestamento. O material vai dar formas a balanços, gangorras e outros brinquedos que serão instalados na orla de Ponta Verde, entre os dois hotéis adotantes.

O secretário esclarece também que, conforme estabelece a Lei nº 6.286, a responsabilidade em relação à manutenção do espaço adotado passa a ser da empresa, que também terá o direito de publicidade no espaço. O trâmite para adoção seguiu todos os critérios da legislação e foi concluído na última semana, resultando na assinatura do contrato de parceria entre a Prefeitura e a R Pontes, marcando o início da obra.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dupla é flagrada invadindo clínica médica na Ponta Verde e causa prejuízo de R$ 5 mil Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026 Portuários fecham entrada do Porto de Maceió em greve por reajuste de salário Vídeo mostra momentos antes de acidente que vitimou nutricionista na Av. Menino Marcelo