Prefeitura planeja instalar mais 270 radares nas ruas de São Paulo

Publicado em 19/12/2019, às 23h02
-

Folhapress

Com 890 radares distribuídos na cidade, a Prefeitura de São Paulo publicou nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial, edital de licitação para implementação de mais 270 equipamentos fixos, que totalizarão 1.160.

LEIA TAMBÉM

O edital ainda inclui no contrato a manutenção de todo parque de fiscalização eletrônica da cidade, inclusive a substituição, se necessária, dos 890 radares já instalados.
Além de fiscalizar carros e caminhões nas vias públicas, a empresa que ganhar a licitação deverá disponibilizar radares com tecnologia capaz de multar com maior efetividade as infrações cometidas por motociclistas, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

Os prazos para implantação e mudanças não foram informados.
Em 2018 pela primeira vez, o número de mortes de motociclistas no trânsito ultrapassou o de pedestres: 366 conta 349 pessoas a pé.

Desde maio de 2017, a prefeitura deixou de utilizar radares estáticos instalados em caixas de metal, que dificultavam a identificação dos equipamentos por parte dos motoristas.

Os contratos serão divididos em cinco lotes, nas cinco regiões da cidade, e com validade de 60 meses. O custo estimado pela gestão Bruno Covas é de R$ 1,3 bilhão, mas cada lote será arrematado pela empresa que oferecer o menor preço.

A pasta não informou uma data prevista para a instalação dos novos equipamentos, a partir da finalização do processo licitatório.
Após sete meses, o número de multas de trânsito aplicadas na cidade de São Paulo voltou a crescer, em comparação com o ano passado. Em agosto de 2019, segundo dados divulgados pelo portal Mobilidade Segura da gestão Bruno Covas (PSDB) , foram 910.266 infrações autuadas. Em 2018 o número havia sido de 901.216 no mesmo mês, quase 10 mil a menos.

Desde segunda-feira entraram em operação novos radares em quatro túneis da capital paulista. Os equipamentos estão nos túneis Ayrton Senna 2 (sentido Ibirapuera), passagem Franklin Roosevelt (sentido Lapa), Max Feffer (sentido Centro), e Maria Maluf (ambos sentidos).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares