Prescrição médica de hidroxicloroquina cresce mais de 800% no Brasil

Publicado em 30/07/2020, às 17h55
Reprodução -

Assessoria CRF AL

Mesmo sem estudos clínicos conclusivos sobre a utilização de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, a prescrição médica destes dois medicamentos aumentou. Segundo um levantamento feito pelo Conselho Federal de Farmácia nos cinco primeiros meses de 2020, o crescimento foi de 676,89% para cloroquina e 863,34% para hidroxicloroquina comparado ao mesmo período do ano passado.

LEIA TAMBÉM

Em números, esse percentual quer dizer que a prescrição da cloroquina passou de 238 para 1.849 e da hidroxicloroquina de 1.978 para 19.055. O levantamento foi feito pela plataforma Memed usado por médicos para fazer prescrição digital ao paciente. A venda da hidroxicloroquina nas farmácias de todo Brasil aumentou em 49% de janeiro a junho deste ano, comparado ao mesmo período de 2019.

Também foi registrado o aumento da prescrição de vitamina D, ivermectina, vitamina C, e nitazoxanida. Para ivermectina o crescimento das prescrições foi de 1.921,04% e da nitazoxanida de 42.256,52%. Houve registro de aumento também em medicamentos como paracetamol, ibuprofeno, dexametasona e outros.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Robert Nicácio, apresenta preocupação quanto ao aumento nas vendas destes medicamentos. “Não podemos esquecer os efeitos colaterais. O momento nos força a ter uma resposta rápida e eficaz para combater o vírus, mas a prudência no uso destes medicamentos é fundamental para salvar vidas”, alertou.

A hidroxicloquina, cloroquina, ivermectina e nitazoxanida só podem ser vendidas com retenção de receita, conforme a RDC 405/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados