Pedro Acioli*
A presidente do CSA, Mirian Monte, foi afastada do comando do clube em reunião do Conselho Deliberativo na noite dessa segunda-feira (1º). Junto da mandatária, os membros da diretoria executiva também não seguem no cargo. A decisão acontece dois dias depois do clube ser rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro. A informação inicial foi dada pelo GE e confirmada pelo TNH1.
LEIA TAMBÉM
Segundo o presidente do conselho, Clauwerney Ferreira, a ação foi pautada sobre a alegação de gestão temerária. Supostos empréstimos teriam sido adquiridos sem serem informados e aprovados pelos conselheiros, além de premiações e comissões aos atletas e dirigentes.
Ainda de acordo com Clauderweney, Mirian chegou a pedir 15 dias para renunciar ao cargo, porém não foi aceito pelos membros do conselho. Durante a votação, apenas dois se abstiveram da decisão e não tiveram votos contrários.
Agora, o presidente do conselho assume interinamente o clube, segundo o estatuto do CSA. Novas eleições devem ser convocadas em dois meses. Nesta terça-feira (2º), ele irá ao CT Gustavo Paiva para tocar as pautas do clube e realizar uma vistoria.
O TNH1 procurou Mirian Monte e aguarda um posicionamento sobre a decisão do conselho.
Dois anos no cargo
Mirian Monte assumiu o clube em março de 2024, após a renúncia do ex-presidente Rafael Tenório. No período à frente do clube, a dirigente conquistou a Copa Alagoas do ano passado. No entanto, ela ficou marcada pelo rebaixamento para a Série D.
Agora, o clube marujo terá o quarto presidente em quatro anos. No final de 2022, o presidente Omar Coelho renunciou ao cargo. Em fevereiro de 2023, Rafael Tenório foi eleito por aclamação, mas também renunciou com pouco mais de 1 ano à frente do Azulão.
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS