Presidente do INSS é afastado após operação da Polícia Federal contra fraudes previdenciárias

Publicado em 23/04/2025, às 09h14
Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, é afastado após operação da PF - Foto: Agência Brasil

g1

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado da sua função nesta quarta-feira (23) após operação da Polícia Federal (PF) que investiga fraudes na entidade.

LEIA TAMBÉM

Ele é alvo de buscas por parte dos investigadores. Segundo a PF, entidades que representavam aposentados e pensionistas descontaram irregularmente parte de mensalidades associativas aplicadas sobre benefícios previdenciários.

A operação é considerada uma das mais importantes e delicadas da PF. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho, — os dois órgãos estão juntos na operação — avisaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a operação ser deflagrado.

Isso simboliza o tamanho do problema que o INSS vai enfrentar . E como o governo precisará reagir , diante do tamanho da fraude e da necessidade e proteger os aposentados de situações como essa. A reunião foi no Alvorada. Neste momento uma segunda reunião está em andamento no ministério da Justiça.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital