Presidente do Irã defende combate "sem ambiguidades" ao terrorismo

Publicado em 25/01/2016, às 20h02

Redação

O presidente do Irã, Hassan Rohani, defendeu hoje (25) a necessidade de “uma grande coesão internacional” e evitar as “ambiguidades” para combater eficazmente o terrorismo. A proposta de Rohani foi manifestada durante reunião em Roma com o presidente italiano, Sergio Mattarella.

LEIA TAMBÉM

“Para combater eficazmente o terrorismo, faz falta uma grande coesão internacional. Todos devem cumprir sua parte até ao fim e sem ambiguidades”, acrescentou o líder iraniano.

No encontro também foi abordada a situação na Líbia, onde o governo de Tobruk, internacionalmente reconhecido, rejeita um executivo de unidade nacional patrocinado pelas Nações Unidas.

“Sem um governo, a Líbia ficará nas mãos de traficantes de seres humanos. Nesta fase, é necessário que todas as partes alcancem um acordo, de modo a obter um executivo representativo. Apenas dessa forma será possível um compromisso por parte da comunidade internacional”, afirmou Rohani.

O líder iraniano iniciou nesta segunda-feira, pela Itália, sua primeira viagem à Europa, incluindo visitas ao Vaticano e à França. As viagens são parte da sequência do acordo nuclear e do fim das sanções internacionais contra a República islâmica.

O presidente do Irã anunciou sua chegada por meio de um comentário na rede social Twitter. “Aterrisei em Roma, com a expectativa de aprofundar nossas relações bilaterais e de explorar um compromisso construtivo.”

Rohani deverá se reunir ainda hoje com o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, e manhã (26) participará de um fórum económico e empresarial antes de ser recebido em audiência privada pelo papa Francisco.

Na quarta-feira (27), o chefe de Estado iraniano viaja para França, última etapa da visita à Europa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos