Presidente do Paraguai renuncia e quer assumir como senador

Publicado em 28/05/2018, às 13h34

Redação

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, renunciou nesta segunda-feira (28) a seu posto, meses antes de terminar seu mandato. A posse do recém-eleito Mario Abdo Benítez está marcada para dia 15 de agosto.
Em comunicado breve, Cartes declarou que renunciaria para assumir o posto no Senado para o qual foi eleito. 

LEIA TAMBÉM

A razão por ter apressado essa passagem, porém, está pouco clara, assim como se esse gesto é realmente constitucional, o que deve ser determinado pelo Parlamento do país.
"Ratifico meu propósito de seguir servindo nosso país e a nosso povo com dignidade e patriotismo desde o Poder Legislativo", disse o texto do comunicado. 

Cartes vinha de uma série de decepções com relação a seu partido, o Colorado. 
Primeiro, ao ter sua tentativa de mudar a Constituição para concorrer à reeleição falida por falta de apoio suficiente, depois, porque seu afilhado político, a quem queria que se candidatasse para ser seu sucessor, o ex-ministro da Economia Santiago Peña, foi preterido nas primárias do partido Colorado por Abdo, que representa uma ala mais conservadora e tradicional da agrupação. 

Não se sabe, por ora, se apenas este contexto foi o que o levou à renúncia ou se há mais razões.
O Congresso do país se reúne na próxima quarta-feira (30) para decidir se aceita a renúncia do mandatário. Em caso positivo, ele juraria como senador em 1º de julho.

Diante deste cenário, quem deve ocupar o cargo até a posse de Abdo será a ex-juíza da Corte Suprema e atual vice-presidente do país, Alicia Pucheta.
Ainda que por poucos meses, seria a primeira mandatária mulher da história do Paraguai.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto