Presidente do Parlamento Europeu diz que "ninguém reconhecerá a Catalunha"

Publicado em 28/10/2017, às 20h20
-

Redação

O presidente do Parlamento Europeu, o italiano Antonio Tajani, afirmou neste sábado (28) que "ninguém reconhece, nem reconhecerá, a Catalunha como um estado independente" e que, para a União Europeia (UE), "não existe, nem existirá, outro interlocutor (relativo à região da Catalunha) que não seja o Reino da Espanha".

LEIA TAMBÉM

"O referendo de 1º de outubro era ilegal, como o era a decisão do parlamento regional. O Estado de Direito deve ser restaurado", declarou Tajani à imprensa durante um evento realizado no Vaticano sobre o futuro da Europa.

Saiba Mais: Brasil não reconhece a declaração de independência da Catalunha

Tajani qualificou de "sábia" a decisão do presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, de convocar eleições autônomas na Catalunha para 21 de dezembro, "porque serão os catalães que decidirão o governo que querem".

O presidente do Parlamento Europeu ressaltou que a UE "é favorável à democracia", mas disse que "a independência da Catalunha é ilegal", e que acredita que o diálogo político colocará um fim à crise.

"Esperamos que o diálogo seja o protagonista neste momento difícil, com base na Constituição espanhola", concluiu Tajani.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja