Presidente do Senado afirma que escolha do relator da CPI da Covid não cabe à Justiça

Publicado em 27/04/2021, às 07h26
Divulgação -

Gaúcha ZH

Em nota enviada à imprensa, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que a escolha do relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid é uma questão interna da casa legislativa e "não admite interferência de um juiz". Ele referia-se à decisão da Justiça Federal que busca impedir que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) assuma a relatoria da comissão.

LEIA TAMBÉM

“A escolha de um relator cabe ao presidente da CPI, por seus próprios critérios. Trata-se de questão interna corporis do Parlamento, que não admite interferência de um juiz. A preservação da competência do Senado é essencial ao estado de direito. A Constituição impõe a observância da harmonia e independência entre os poderes", diz a nota.

A primeira reunião da CPI — que definirá, entre outras coisas, o relator — acontecerá às 10h desta terça-feira (27). Nesta segunda, véspera da instalação da CPI, a Justiça Federal do Distrito Federal acolheu uma ação popular protocolada pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) e resolveu impedir a possibilidade de Renan assumir a relatoria da comissão. A decisão foi interpretada como uma vitória do Palácio do Planalto, que vê no senador alagoano um adversário político.

O Senado, contudo, deverá alegar questões regimentais e manter Renan como relator da CPI da Covid. A indicação de Renan partirá de Omar Aziz (PSD-AM), que deverá assumir a presidência da comissão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC