☰
✕

Presos no RJ: prima de Nem Catenga e marido tinham posição de destaque dentro do CV, diz delegado

Publicado em 21/10/2026, às 12h16
- Reprodução/Video

Redação

Ler resumo da notícia

O casal Weverton Faustino da Silva e Raiane Santos de Melo, preso no estado do Rio de Janeiro, nessa terça-feira (20), por um duplo homicídio ocorrido em Alagoas, teria uma posição de destaque e influência dentro da facção criminosa Comando Vermelho (CV). De acordo com a Polícia Civil, o prestígio no grupo contava ainda com o peso familiar: Raiane é prima de "Nem Catenga", apontado como o principal líder do CV em Alagoas e atualmente foragido no Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (21), o delegado João Marcelo revelou que a ascensão e a consolidação do casal dentro da facção ocorreram também após a participação deles no assassinato de Camila Bilar de Oliveira, de 26 anos, e do companheiro dela, José Marcelo Lopes dos Santos Filho, de 23, em Marechal Deodoro, em novembro de 2022. Logo após o crime, Weverton e Raiane fugiram para o Rio de Janeiro.

"Os dois ganharam nome dentro da facção. Eles se vangloriam daquele fato [duplo homicídio]. No vídeo [gravado na hora do crime], eles mostraram tanto a arma de fogo utilizada quanto o facão ainda sujo de sangue das vítimas. Eles fazem isso para garantir uma notoriedade dentro da facção", disse o delegado.

"O fato deles terem ido ao Rio de Janeiro já confirma que os dois já estariam num nível acima, se comparado com simples traficantes aqui do estado, como aviãozinho, aquele que faz a cobrança, o que disciplina na região... Só pelo fato de estarem no Rio de Janeiro já mostra esse nível mais alto dentro da facção", complementou.

A prisão

Weverton e Raiane foram presos nessa terça-feira (20) na comunidade de Ilha das Cobras, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça de Alagoas, com a acusação dos dois pelo duplo homicídio do outro casal, Camila e José Marcelo, em Marechal Deodoro, quatro anos atrás.

As investigações apontaram que Weverton e Raiane são integrantes do Comando Vermelho e participam da expansão da facção no interior do estado do Sudeste.

O duplo homicídio

As vítimas do duplo homicídio em Alagoas foram identificadas como Camila Bilar de Oliveira, de 26 anos, e José Marcelo Lopes dos Santos Filho, companheiro dela, de 23 anos. O crime foi praticado quando os autores invadiram a residência do casal e desferiram disparos de arma de fogo no pescoço da mulher e no rosto do homem.

Segundo as investigações da Polícia Civil alagoana, os executores de Camila e José Marcelo gravaram vídeos durante o assassinato. Nas imagens, eles sussurraram antes de entrar no imóvel, inclusive combinando como conteriam a mulher, que não seria o ‘alvo’ principal. Depois, Camila foi contida em uma cadeira de balanço, com um bebê nos braços, enquanto os criminosos atiraram e deram pauladas em José Marcelo, que dormia na cama.

De acordo com as provas coletadas na investigação, após matar o homem, os executores atiraram contra a mulher. A criança, filha do casal, não foi atingida pelos disparos e foi a única pessoa sobrevivente.

Quem é Nem Catenga

José Emerson da Silva, o "Nem Catenga", é apontado pela Polícia Civil de Alagoas como o principal líder do Comando Vermelho no estado. Foragido desde 2016, ele comanda o tráfico de drogas de forma remota a partir do Rio de Janeiro, onde vive sob a proteção da facção.

Informações de inteligência indicam que ele está escondido no Complexo do Alemão ou Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Suspeito de estupro de criança após buscá-la em escola é o próprio padrasto dela, confirma polícia Vítima de tentativa de estupro em Taquarana foi atacada na presença do marido acamado; filho a salvou Casal é preso com drogas, armas e munições escondidas entre paredes em casa, em Arapiraca Casal preso no Rio por execuções em Alagoas tem "ligação estreita" com Nem Catenga, diz polícia