Prevenção é primordial no combate à exploração sexual infantil, diz ministro

Publicado em 18/05/2018, às 14h51

Redação

A prevenção é o principal fator no combate à exploração sexual infantil, segundo o ministro de Direitos Humanos, Gustavo do Vale Rocha.

LEIA TAMBÉM

"Muito se fala em combate e punição, deixando de lado a prevenção, que é o mais importante", afirmou Rocha, no discurso de abertura na 2ª edição do fórum Exploração Sexual Infantil.

O evento é realizado pela Folha de S.Paulo, com patrocínio do Instituto Liberta e apoio do Columbia Global Centers no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (18), no Unibes Cultural, em São Paulo.

Segundo o ministro, fóruns e debates acerca do tema são importantes por criarem uma rede de conscientização, que é fundamental para o combate de crimes sexuais.

Rocha afirmou ainda que o Disque 100, o serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos do ministério, recebeu 142 mil ligações no último ano. De acordo com o ministro, 60% das ligações diziam respeito à violação dos direitos de crianças, e 25% desse total denunciavam abusos sexuais.

O ministro compartilhou uma história que lhe chamou a atenção ao visitar a central do Disque 100. Rocha afirmou que uma criança de 12 anos denunciou o pai de uma colega que estava "exagerando" nos atos de violação sexual.

"Ela achava que havia tolerância e que, até um certo limite, aquilo era aceitável. A prevenção é necessária para avançar nesta questão. E isto só pode ser feito a partir da conscientização", afirmou Rocha.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer