PRF resgata 97 aves vítimas de maus-tratos em ônibus clandestino em Alagoas

Publicado em 03/10/2025, às 15h47
- Foto: Divulgação/PRF

Redação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 97 aves silvestres vítimas de maus-tratos, durante uma abordagem realizada no último dia 25 de setembro, no município de Canapi, Sertão de Alagoas. A ocorrência foi divulgada oficialmente nesta sexta-feira (3).

LEIA TAMBÉM

De acordo com a PRF, os animais foram encontrados dentro de um ônibus que operava o transporte de passageiros de forma clandestina. Durante a fiscalização, os policiais localizaram, com um dos passageiros, três gaiolas contendo um total de 97 aves.

As espécies resgatadas foram identificadas como: 73 coleirinhos, 20 papa-capim, 3 canários e 1 tiziu. Segundo a corporação, os animais estavam sendo transportados em condições degradantes, com restrição de mobilidade, sem acesso à água e expostos às próprias fezes.

Diante da situação, o responsável foi autuado por crimes ambientais e deve responder judicialmente. As aves foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Maceió.

O celular do suspeito foi entregue ao Ministério Público de Alagoas, para investigação, e o ônibus, que apresentava irregularidades, foi recolhido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que deve adotar as medidas legais cabíveis.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática Maceió tem 11 trechos de praia impróprios para banho, aponta relatório do IMA