Primeira eutanásia de menor de idade é realizada na Bélgica

Publicado em 18/09/2016, às 18h57

Redação

Pela primeira vez a eutanásia foi aplicada a um menor de idade -- um adolescente doente em estado terminal -- na Bélgica, o único país que não tem limite de idade para prática da medida.

LEIA TAMBÉM

Não foram revelados dados do jovem, como seu nome ou mesmo a doença que o acometia, apenas que tinha 17 anos.

O diretor da Comissão Federal de Controle e Avaliação da Eutanásia belga, Wim Distelmans, explicou, em entrevista a um jornal local, que "felizmente, muitas poucas crianças são consideradas" para receber o aval. "Mas isso não significa que devamos negar a elas o direito de uma morte digna", acrescentou. A lei, que entrou em vigor em 2014, explicita que a criança deve expressar seu consentimento para a eutanásia. Sem limite de idade, a legislação pede apenas que a pessoa em questão tenha "poder de discernimento".

Na Holanda a prática também é permitida para menores, contanto que tenham mais de 12 anos. (ANSA)

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto