Divulgação
Um dos principais destinos turísticos de lazer do Brasil agora faz parte do circuito de grandes maratonas internacionais. Nos dias 1º e 2 de agosto de 2026, será realizada a primeira edição da Maceió Marathon, evento que vai movimentar a cidade com a participação de aproximadamente 10 mil pessoas. O lançamento oficial da Maratona aconteceu nesta terça-feira (25), em café da manhã realizado para autoridades, veículos de imprensa e a comunidade esportiva local, em especial assessorias e entidades ligadas ao atletismo.
LEIA TAMBÉM
Além da corrida dos tradicionais 42,195 quilômetros da maratona, que acontecerá no domingo, 2 de agosto, na manhã de sábado (1º), haverá também circuitos de 5km, 10km e 21km (meia-maratona). Os atletas podem se inscrever em desafios combinados, participando de uma das três provas do sábado, além da maratona no dia seguinte. A proposta é democratizar o acesso à prova, tanto para o público local, como também para os atletas de outros estados e países, que devem corresponder a 60% do total de inscritos.
Diferencial Competitivo - A Maratona Internacional de Maceió passará a ser a prova desta distância com a menor altimetria total no Brasil, com apenas 6 metros de variação de altura. Este é um fator que pode contribuir para o registro de tempos menores, o que é importante especialmente para aqueles que se utilizam de seus históricos para inscrições em outras corridas.
Em relação a este ponto, a Maratona de Maceió será realizada para atender aos critérios estabelecidos pela Abbott World Marathon Majors (AWMM), que certifica um evento para que os tempos registrados nele possam ser utilizados em inscrições nas sete principais corridas do mundo, denominadas Majors, realizadas em Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago, Nova Iorque e Sydney. Assim, os aspectos relacionados à logística, infraestrutura, segurança e suporte médico da Maratona atenderão aos mais altos padrões internacionais.
“A Maratona coloca Maceió no circuito global de eventos desta natureza. A cidade tem uma vocação natural para a prática da corrida, com centenas de pessoas treinando e participando de provas de forma recorrente. Queremos envolver esta comunidade e a sociedade para participar e receber os atletas vindos de outras localidades. O evento trará um impacto significativo para economia e para o turismo local, e o engajamento de todos é muito importante para que a identidade da prova seja fortalecida e ganhe relevância no calendário anual de Maratonas”, destacou Lucas Romariz, organizador do evento.
Ele ainda explicou que, ao longo de 2026, diversos eventos, atividades de conscientização e iniciativas de promoção de saúde serão realizadas, como maneira de criar um movimento cada vez mais forte com os maceioenses, aumentando a sensação de pertencimento e conexão com a Maratona. “O evento acontece a partir de agora, até o pódio, no dia 2 de agosto, e deve ser feito por todos. Trata-se de um marco para o esporte alagoano, que só terá o sucesso desejado com uma verdadeira união de esforços”, complementou Lucas durante o café da manhã. A atividade contou com as presenças da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (Abih-AL), do Maceió Convention & Visitors Bureau, da Prefeitura de Maceió e da Câmara de Vereadores, representada pelo presidente Chico Filho.
Inscrições - A partir desta quarta-feira (26) os interessados poderão realizar as inscrições no site oficial (https://maratonademaceio.com.br/). Para aqueles que utilizam o aplicativo Strava, foi criada uma comunidade exclusiva da Maratona com treinos, orientações e desafios específicos, que podem ser acessados por este link: https://www.strava.com/clubs/1817938
LEIA MAIS