Primeiros-socorros podem ser incluídos na formação de policiais militares

Publicado em 30/07/2019, às 18h58
Policiais participam de treinamento em UPP no Rio de Janeiro. Pelo projeto, as aulas passariam a ser obrigatórias para os policiais militares | Reprodução/PMERJ -

Agência Câmara Notícias

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado analisa projeto de lei que pode incluir aulas de primeiros-socorros na formação de policiais militares. O PL 3.521/2019 veio da Câmara dos Deputados e também passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser analisado pelo Plenário.

LEIA TAMBÉM

Pelo texto, os cursos de formação de soldados das polícias militares deverão oferecer disciplina de procedimentos básicos de primeiros-socorros. A ideia é que os policiais sejam habilitados para realizar atendimentos simples de cidadãos acidentados enquanto aguardam pelo atendimento médico especializado. Esse nível de capacitação não substituirá as funções exercidas pelos corpos de bombeiros militares.

O projeto é da deputada Flávia Morais (PDT-GO) e foi aprovado pela Câmara em maio. Ela explicou que o objetivo da medida é dar maior agilidade ao atendimento às vítimas de acidentes, pois, na maioria dos casos, o policial militar é o primeiro agente a chegar ao local.

A CAS ainda precisa designar um relator para o projeto.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital