Principal grupo rebelde começa a deixar Ghouta Oriental, diz governo sírio

Publicado em 02/04/2018, às 16h03

Redação

Combatentes do grupo Jaish al-Islam (Exército do Islã) começaram nesta segunda-feira (2) a deixar a cidade de Duma, na Síria, o último enclave sob controle rebelde em Ghouta Oriental. A retirada é uma vitória do ditador Bashal al-Assad, que com isso consolida seu controle sob a região próxima a capital Damasco. 

LEIA TAMBÉM

A saída foi anunciada pelo próprio governo sírio e confirmada pelo Observatório Sírio para os Direitos Humanos, organização com sede no Reino Unido. Os rebeldes não se manifestaram sobre o assunto.
"Dois ônibus saíram de Duma com terroristas do Jaish al-Islam e seus parentes", afirmou a emissora oficial. Segundo a agência de notícias Associated Press, até o início da tarde no local, 448 rebeldes já tinham sido retirados.  

Ao todo, 50 ônibus foram disponibilizados por Damasco para transportar os combatentes e seus familiares de Duma para Jarablus, cidade com presença rebelde que fica 400 quilômetros ao norte, próxima da fronteira com a Turquia. 

A governo sírio anunciou no fim de semana ter feito um acordo com os rebeldes, com intermediação russa, para permitir a retirada -o Jaish al-Islam não confirmou a negociação. 

Parte dos rebeldes, porém, não teria aceitado o acordo, disse a agência de notícias Reuters. Por isso, o Exército sírio afirmou que manterá as operações militares na região até que todos os combatentes aceitem se render.

Segundo o acordo, os combatentes que aceitassem se render receberiam um salvo conduto e transporte para se juntar aos rebeldes no norte, que dividem o controle de Jarablus com o Exército turco.

O governo sírio iniciou em 18 de fevereiro uma operação para retomar o controle de Ghouta Oriental, que estava nas mãos dos rebeldes desde 2012. Desde o início da ação, Damasco retomou o controle de 95% do território da região, mas os bombardeios deixaram 1.600 mortos e desalojaram cerca de 120 mil pessoas, de acordo com a Rússia, aliada de Assad. 

Com o avanço do Exército sírio, diversos grupos rebeldes que estavam em Ghouta aceitaram se render ou fizeram acordos com o governo para deixarem pacificamente a região, mas o Jaish al-Islam, considerado o maior deles, se mantinha em Duma. 

A conquista de Ghouta Oreintal, durante anos o principal enclave rebelde nas proximidades de Damasco, é a principal vitória militar de Assad desde 2016, quando suas tropas retomaram o controle de Aleppo, que era a maior cidade do país antes da eclosão da guerra civil em 2011.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto