Problemas em costas, pescoço, mãos e dedos são comuns para quem trabalha no home office

Publicado em 05/07/2021, às 23h09
Divulgação / Pró Saúde -

Folhapress

Um longo dia de trabalho remoto pode fazer o corpo doer como se a pessoa tivesse disputado uma maratona, mesmo estando apenas sentada em frente ao computador. O home office, adotado por muitas empresas durante a pandemia do novo coronavírus e mantido como formato permanente de trabalho por outras, dispensa o cansativo trajeto entre casa e escritório –o que deveria ser um alívio para o corpo.

LEIA TAMBÉM

Mas as reclamações de dor e cansaço têm sido ainda mais frequentes.

"Muita dor no pescoço, na coluna", lista a ergonomista e fisioterapeuta Mariana Santos, sobre os males mais comuns da rotina de teletrabalho. "Nos membros superiores, da região dos ombros aos braços, até mãos e dedos, que usamos para digitar", explica.

Não é difícil entender o motivo: enquanto empresas podem investir em cadeiras e mesas próprias para o escritório, em casa o funcionário se vira com o que tem. "Na empresa, a gente levanta pra tomar um café, conversar com alguém, sair da frente do computador. Em casa, podemos não fazer isso", acrescenta a fisioterapeuta. "Se eu ficar sentada oito horas por dia sem levantar, vou ter problema na coluna", completa.

Alexandre Fogaça, presidente da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia "" Regional São Paulo), explica por que um tempo a mais sentado pode ser tão prejudicial.

"Dependendo da posição em que estamos sentados, a pressão dos nossos discos intervertebrais [pontos de apoio das vértebras na coluna] é até maior do que quando estamos de pé."

Para o ortopedista, fatores como estresse, falta de atividade física ou introdução de novos afazeres domésticos na rotina –o que acabou ocorrendo na pandemia–, também contribuem para a dor.

A fisioterapeuta Mariana Santos explica que "a única forma do corpo nos dizer que tem alguma coisa errada é a dor". Por isso, é importante não ignorá-la nem abusar dos analgésicos sem buscar a fonte do problema.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer