Processo seletivo para contratação de professores indígenas será reavaliado

Publicado em 24/01/2017, às 22h39

Redação

O processo seletivo para a contratação de professores indígenas para as escolas da rede estadual será reavaliado. Em reunião nesta terça-feira (24) convocada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e que contou a presença de representantes da Seduc, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e das lideranças indígenas, foi decidido que o pedido da Seduc para a publicação de um novo edital para a contração de professores para as escolas estaduais indígenas será reavaliado.

LEIA TAMBÉM

A PGE comprometeu-se em emitir um parecer sobre o processo em até cinco dias úteis.

O último processo seletivo para a contratação de professores indígenas nas escolas da rede estadual data de 2014 e expirou no final de 2016. O edital em análise na PGE dará lugar a um novo processo seletivo, com duração de dois anos. Enquanto isso, os professores que atuam nas escolas não serão devolvidos, permanecendo com suas atividades.

“Avalio que tivemos uma reunião muito positiva e em breve teremos uma solução para atender a esta demanda dos povos indígenas”, falou Sérgio Newton, Secretário Executivo de Gestão Interna.

O procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, estima que o resultado da avaliação seja divulgado, no máximo, até a próxima quarta-feira (dia 1º).

“Cada comunidade tem a sua história, cultura e necessidades próprias. À PGE caberá avaliar o arcabouço jurídico do processo”, declarou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda