Procon disponibiliza ferramenta para bloquear ligações indesejadas; saiba como funciona

Publicado em 19/10/2018, às 21h43
Reprodução -

Redação

De acordo com um levantamento feito pelos dados do aplicativo Truecaller, publicado nesta semana, o brasileiro recebe em média 37,5 chamadas indesejadas por mês, também conhecidas como “chamadas spam”. Esse número representa um crescimento de 81% em relação aos casos registrados no ano passado.

LEIA TAMBÉM

Conforme o estudo, os principais “spammers” telefônicos no país são das operadoras de telefonia, com 33% do volume total, seguido pelas empresas de cobrança, com 24%. Os outros 21% se encaixam em ligações de trote.

Em Alagoas, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alagoas) disponibiliza uma ferramenta de bloqueio destas ligações. Para utilizar a ferramenta, o consumidor deve acessar o site Procon/AL, ir na opção “NÃO PERTUBE" e se cadastrar informando seus números de telefone fixos ou móveis. O prazo para bloqueio das chamadas é de até 30 dias. Após o prazo, as empresas que prestam este tipo de serviço não poderão mais entrar em contato. A qualquer momento o usuário poderá solicitar a exclusão do cadastro.

Em 2009, foi criada a Lei 7.127/2009 que tem como finalidade impedir que as empresas de telemarketing, ou estabelecimentos que utilizem deste serviço, efetuem ligações telefônicas não autorizadas para os usuários nele inscritos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer