Está superendividado? Procon Maceió amplia horário para ajudar você a sair do vermelho!

Publicado em 19/02/2025, às 15h16
- Foto: Divulgação/Procon Maceió

Redação

O Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) do Procon Maceió ampliou o horário de funcionamento visando melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, passando a atender das 8h às 17h. O núcleo foi criado em 2021 para auxiliar cidadãos que estão enfrentando dificuldades financeiras extremas e oferece um atendimento integral, incluindo a negociação de dívidas, apoio psicológico, consultoria econômica para elaboração de planos de pagamento e a realização de audiências de conciliação. O NAS funciona através de convênio com a Universidade Mário Jucá (UMJ) e fica localizado na sede da instituição, na Av. Muniz Falcão, 1.200, Barro Duro.

LEIA TAMBÉM

O conceito de superendividamento se refere à situação em que o consumidor, de boa-fé, encontra-se impossibilitado de pagar todas as suas dívidas de consumo, tanto as exigíveis quanto as vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial. Ou seja, é uma condição onde o indivíduo não consegue honrar suas dívidas sem prejudicar sua sobrevivência ou dignidade, conforme regulamentações específicas sobre o tema.

O atendimento ao consumidor superendividado segue algumas etapas para garantir que todo o processo seja claro e eficiente. Uma dessas etapas é o preenchimento do formulário socioeconômico, quando são solicitados os documentos pessoais, comprovantes de despesas e renda, como também os contratos de crédito. Caso o consumidor não tenha os contratos de crédito, o NAS solicita no ProConsumidor, através de carta eletrônica, notificando as empresas individualmente.

Após essa etapa, é elabotrado o plano de pagamento e o NAS solicita o comparecimento do consumidor para assinar o termo proposto e confirmar com ele o horário e o dia da audiência.

A audiência global de credores, prevista nos artigos 104-A e 104-C do Código de Defesa do Consumidor, é uma fase conciliatória e preventiva do processo de renegociação das dívidas. Durante essa audiência, o plano de pagamento elaborado é apresentado. É nessa etapa que ocorre a “conciliação global”, em que o consumidor e seus credores firmam um acordo perante o Procon. O objetivo é chegar a um entendimento que permita ao consumidor quitar suas dívidas de maneira viável, sem comprometer sua sobrevivência e dignidade. Após a conciliação e a assinatura do acordo, o atendimento é finalizado.

A formalização do processo de negociação é feita pelo Núcleo de Prática Jurídica da UMJ. A partir desse momento, o consumidor segue com o plano de pagamento acordado e poderá retomar seu equilíbrio financeiro de forma mais segura.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil inicia instalação de lonas em quatro regiões da capital Dezembro terá Rua Aberta na orla de Maceió aos sábados e domingos MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07)