Procon Maceió fiscaliza postos de combustíveis e analisa exposição de preços

Publicado em 09/07/2025, às 12h30
- Assessoria

Assessoria

O Procon Maceió iniciou, na última segunda-feira(8), uma fiscalização de rotina nos postos de combustíveis da capital com o objetivo de garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e verificar a transparência na comercialização dos combustíveis.

LEIA TAMBÉM

Durante a ação, as equipes do órgão analisam a exposição de preços, a diferenciação entre os valores cobrados à vista e a prazo, e se os estabelecimentos disponibilizam de forma visível o exemplar do CDC para consulta dos consumidores, conforme determina a legislação.

Além disso, os postos fiscalizados são notificados a apresentar, no prazo de até 20 dias, as notas fiscais de compra junto às distribuidoras, referentes ao período de 1º a 8 de julho. A medida visa apurar se houve redução nos valores repassados pelas distribuidoras e se essa eventual queda foi efetivamente repassada ao consumidor final.

“A intenção da fiscalização é garantir que qualquer redução de preço nas distribuidoras seja refletida nas bombas, beneficiando o consumidor. Também verificamos denúncias de bomba baixa e a conformidade da mistura do álcool anidro na gasolina”, explicou o coordenador de fiscalização do Procon Maceió, Daiwisson Alves.

Durante a fiscalização, são realizados testes de volumetria nas bombas de combustível para identificar possíveis irregularidades no volume entregue ao consumidor. Ate o momentto, nenhuma anormalidade foi constatada. Na ação, também é aferido o percentual de álcool anidro misturado à gasolina comum — que, segundo determinação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), deve ser de 27% — e todos os postos já verificados estavam em conformidade.

“Os testes mostraram que os postos vistoriados estão, até o momento, operando dentro da regularidade, tanto na qualidade quanto na quantidade do combustível fornecido. Seguiremos acompanhando e cobrando a documentação necessária para análise completa das práticas comerciais”, completou Daiwisson.

As fiscalizações seguem em andamento nos próximos dias, com o objetivo de ampliar o monitoramento e garantir a proteção dos direitos do consumidor maceioense.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição