Procurador de Justiça Maurício Pitta é o novo integrante do Conselho Superior do MP-AL

Publicado em 03/07/2020, às 20h08
Ascom MPE-AL -

Ascom MP-AL

Eleição findada e o procurador de justiça, Maurício André Barros Pitta, obtendo 104 votos, foi escolhido como novo membro do do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) . A eleição suplementar ocorreu de forma virtual, por meio do sistema e-voto – criado especialmente para essa finalidade, com votação de promotores e procuradores de Justiça, das 9h às 15h, onde cada um dos membros pôde votar em até dois candidatos. O outro concorrente, procurador de Justiça, Isaac Sandes Dias, teve apenas quatro votos a menos contabilizando 100 votos e ficará na condição de suplente. Dentre outras atribuições, compete ao Conselho promover e remover promotores de justiça de uma promotoria de justiça para outra e apreciar pedidos de arquivamento de inquéritos civis públicos, ou seja, de investigações que estavam ocorrendo no âmbito do MPAL.

LEIA TAMBÉM

Os procuradores de justiça Maurício André Barros Pitta e Isaac Sandes Dias. são os dois mais novos integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público Estadual de Alagoas e tomaram posse no cargo neste ano de 2020.

Atualmente, quatro procuradores já integram o Conselho Superior do MPAL: Valter José de Omena Acioly, Marcos Barros Méro, José Arthur Melo e Lean Antônio Ferreira de Araújo.

O mandato do novo integrante do Conselho será para este ano de 2020. O novo membro ocupará o assento deixado pela procuradora de justiça Denise Guimarães.

O Conselho

Compete ao Conselho Superior do Ministério Público, como órgão de Administração Superior: elaborar as listas sêxtuplas; indicar ao procurador-geral de Justiça, em lista tríplice, os candidatos à remoção e à promoção por merecimento; eleger os membros do Ministério Público que integrarão a Comissão de Concurso de ingresso na carreira; indicar o nome do mais antigo membro para a remoção ou promoção por antiguidade; e aprovar os pedidos de remoção por permuta entre promotores e procuradores.

O Conselho também decide sobre vitaliciamento de membros e determina, por voto de dois terços de seus integrantes, a disponibilidade ou remoção de membros, por interesse público e conveniência do serviço, assegurada ampla defesa. Entre outras deliberações, o Conselho aprecia os pedidos de arquivamento de inquéritos civis públicos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas