Produção de petróleo no Brasil cresce 10,9% em abril

Publicado em 01/06/2017, às 13h24
-

Redação

A produção de petróleo no Brasil atingiu em abril 2,5 milhões de barris por dia, o que significa um crescimento de 10,9% em relação a abril de 2016. Em relação a março deste ano, houve recuo de 0,4%.

LEIA TAMBÉM

Os dados foram divulgados hoje (1º), no Rio de Janeiro, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ela anunciou, também, a produção de gás natural, que atingiu em abril 103 milhões de metros cúbicos por dia (m³d), resultado 7,1% superior ao do mesmo mês de 2016 e 1,2% superior ao de março deste ano. Assim, a produção total de petróleo e gás natural nos campos do país foi de 3,184 milhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural) por dia.

Campos do pré-sal

Embora já responda atualmente por 47,5% da produção nacional total de petróleo equivalente, em abril, a produção de petróleo e gás natural dos campos do pré-sal caiu 0,2%, na comparação com março. Segundo a ANP, foram produzidos em abril na região do pré-sal 1,496 milhão de barris de óleo equivalente por dia.

Oriunda de 75 poços, a produção de petróleo foi de aproximadamente 1,207 milhão de barris de petróleo por dia e 45,9 milhões de metros cúbicos diários de gás natural (m³d).

Queima de gás

Os dados da ANP indicam, ainda, que o país já aproveita 96,5% do gás natural produzido no país. Em abril, a queima do produto atingiu 3,5 milhões de metros cúbicos por dia, um aumento de 2,5% se comparada a março, mas, em contrapartida, uma queda de 11,2% em relação ao mesmo mês de 2016.

Campos produtores

O campo de Lula, na Bacia de Santos, continua como o maior produtor de petróleo e gás natural com uma extração de, em média, 651,7 mil barris diários de petróleo e de 27,6 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

Os dados indicam, ainda, que os campos marítimos produziram 95% do total do petróleo e 83% do de gás natural. A produção ocorreu em 8.339 poços, sendo 746 marítimos e 7.593 terrestres. Os campos operados pela Petrobras produziram 94,5% do petróleo e gás natural.

Já a plataforma de maior aproveitamento foi a FPSO Cidade de Itaguaí, no Campo de Lula, que, através de seis poços a ela interligados, extraiu 192,2 mil barris de óleo equivalente.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital