Professor da Ufal confirma convênio com Braskem, mas nega influência em resultados de pesquisa na laguna

Publicado em 18/12/2023, às 12h43
Charles Northrup -

João Arthur Sampaio

Circulou na imprensa nacional durante este último domingo, 17, a informação de que a Braskem, empresa responsável pela mineração do solo, financia um projeto da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) na Laguna Mundaú, local da mina 18, cujo coordenador é o pesquisador e professor Emerson Soares.

LEIA TAMBÉM

Perguntado sobre o assunto após alegações de declarações supostamente favoráveis à mineradora, Soares confirmou o financiamento, que ocorre graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas afirmou categoricamente que a petroquímica não influencia no resultado das pesquisas. O questionamento foi feito durante coletiva à imprensa envolvendo a universidade e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) na manhã desta segunda-feira, 18.

O pesquisador enfatizou o uso do método científico e descartou qualquer possibilidade de interferência externa. “Os dados são revistos por pares, analisados e confrontados. Se acharmos alguma diferença, ou problema, vamos evidenciar”, ressaltou.

Soares citou, inclusive, que algumas vezes o grupo de pesquisa foi solicitado pelo Ministério Público Federal (MPF) a mostrar informações pertinentes apuradas, e que sempre envia os documentos necessários, de acordo com a solicitação do órgão ministerial. 

“Temos sempre essa transparência. Essa é a liberdade e imparcialidade da Ufal. De qualquer jeito, essa pesquisa seria feita por uma universidade, então é melhor que seja a federal de Alagoas, do que uma de São Paulo”, finalizou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Destruição da Caatinga pode desertificar o país, alerta ministro Petrobras faz nova descoberta no pré-sal da Bacia de Campos Após ave ser recolhida em praia de Alagoas, biólogo faz alerta para risco de gripe aviária Aves mortas acendem alerta e MP realiza audiência sobre gripe aviária em Alagoas