Professor é preso por apologia ao nazismo em Curitiba

Publicado em 19/04/2024, às 11h28
Fábio Dias / PCPR -

Estadão Conteúdo

A Polícia Civil do Paraná deflagrou uma operação para cumpriu três mandados de busca e apreensão em endereços ligados a um professor, de 48 anos, em Curitiba suspeito de apologia ao nazismo. A ação ocorreu nesta quinta-feira, 18, de acordo com as investigações, o homem dá aulas em dois colégios estaduais em Pinhais, região metropolitana da capital paranaense.

LEIA TAMBÉM

Ele foi afastado das funções e está impedido de publicar em redes sociais pela Justiça. A operação se baseou em informações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que identificou o suspeito em meio ao acompanhamento de grupos extremistas atuantes no Paraná.

As publicações faziam apologia ao nazismo, difundiam o antissemitismo e estimulavam o negacionismo do Holocausto. O nome do detido não foi divulgado pelas autoridades.

"Devido à constatação do risco potencial representado pelo professor, a Abin recorreu à Polícia Civil do Paraná, a quem repassou as informações indiciárias que basearam a investigação que conduziu à ação desta quinta-feira", disse a agência, em nota.

Durante as buscas, os policiais apreenderam um celular e diversos pen-drives. As investigações, que já duravam dois meses até a apreensão do suspeito, seguem em andamento com a Polícia Civil.

A Abin também afirmou estar potencializando ações contra grupos extremistas atuantes no Brasil que estimulam recurso à violência contra grupos étnicos específicos, mulheres e minorias.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

'Saiu rindo', diz segurança sobre colega que liderou espancamento que matou ciclista no Rio Empresária que morreu após cirurgia plástica fez seis procedimentos no rosto, diz família Campo de society comprado com dinheiro do tráfico é alvo de operação em RO PEC que acaba com a escala 6x1 chega à CCJ, e governo Lula emplaca aliado na relatoria